Luteranos lamentam a postura do Vaticano

Reproduzimos a seguir o comunicado extra-ordinário do Pastor Alaor, a respeito da recente divulgação de documento do Vaticano sobre a doutrina para a fé cristã, afirmando o caráter exclusivo da Igreja Católica no que tange aos ensinamentos de Jesus Cristo. A carta do nosso Pastor é complementada pela posição oficial da presidência da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Para ler o conteúdo basta clicar sobre os textos, para ampliar:



Jean Tosetto, editor deste site, também manifestou-se publicamente sobre a questão, através de um comentário no blog do jornalista Reinaldo Azevedo, que deu grande destaque para o ocorrido. O link para o assunto está aqui, e o comentário está reproduzido a seguir:

"É impressionante como a sociedade brasileira, incluindo alguns membros da imprensa, tratam os cristãos em duas frações: os católicos e os evangélicos.

Cabe salientar que dentro do grupo dos evangélicos estão os protestantes históricos e os adeptos das comunidades altamente relacionadas aos meios de comunicação, que pregam a prosperidade tanto quanto a salvação. Mas existe uma diferença fundamental de comportamento entre eles.

Como membro da Igreja Luterana, cristão acima de tudo, afirmo que nossa crença é baseada no lema "SOLA SCRIPTURA SOLA GRATIA SOLA FIDE". Traduzindo: Somente a Escritura, Somente a Graça, Somente a Fé. Para que SOLUS CHRISTUS (Somente Cristo) seja anunciado como fonte e destino da vida feliz com Deus e com o semelhante.

A Igreja Luterana surgiu num momento em que a Igreja Católica estava -entre aspas?- "vendendo" indulgências para a construção da Basílica de São Pedro em Roma. Isto explica em parte o termo "protestante". Martinho Lutero não queria criar uma nova Igreja, mas REFORMAR a Igreja Católica, pois ele entendia que valores históricos haviam se alterado com os séculos.

Uma vez expulso da Igreja Católica pelos homens que a dirigiam na época, Lutero encontrou apoio em nobres alemães que comungavam de seus propósitos.

Mas todas as igrejas neste mundo são compostas por homens, logo são passíveis de valores corruptíveis. Por isso não há como afirmar que existe a "Igreja Perfeita na Terra". A Igreja de Cristo é composta por cristãos, e eles não pensam só no mundo material, mas na existência vindoura: aí sim podemos falar numa única Igreja Cristã.

Antes de sermos católicos, luteranos, batistas, presbiterianos, carismáticos, anglicanos, devemos ser cristãos. Na hora da sombra e do aperto, o Papa não estará lá para estender a mão, mas Jesus Cristo sim."