Nossa crença

Igreja Evangélica Luterana do Brasil

EM QUE CREMOS?

1 - Deus se revela na Bíblia Sagrada. Confiamos nela como a palavra de Deus. Ela é a mensagem do amor de Deus e da esperança para todos.
2 - Deus é um só. Ele existe em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
3 - Deus é o Criador de tudo quanto existe.
4 - Adão e Eva, os pais da humanidade, foram criados livres por Deus. Nessa liberdade, viviam de acordo com a vontade de Deus.
5 - Adão e Eva desviaram-se da vontade de Deus e se opuseram a ela. Esta situação, a que todos estão sujeitos, é o que chamamos pecado.
6 - Pecado é, portanto, qualquer desvio da lei ou vontade de Deus, como está expressa nos Dez Mandamentos. Jesus Cristo resumiu os Dez Mandamentos ao dizer: O cumprimento da lei é o amor.
7 - É impossível ao ser humano cumprir essa lei e assim estabelecer relação correta e perfeita com Deus e sua vontade.
8 - Por essa razão, Deus enviou o seu Filho ao mundo. Jesus é verdadeiramente Deus e Pessoa humana. E, como tal, cumpriu a vontade de Deus em nosso lugar e morreu na cruz para pagar o castigo que merecemos. Deus aceitou esse pagamento e ressuscitou Jesus dentre os mortos. Jesus retornou à glória do céu na presença dos seus discípulos.
9 - Por causa de Jesus, Deus nos declara perdoados. Esse perdão é para todos e em nada depende dos esforços humanos em agradar à Deus.
10 - Aqueles que confiam nessa notícia do amor de Deus recebem de Deus os benefícios da obra de Jesus. Deus lhes atribui inocência e pureza em vista do trabalho de Jesus que foi realizado a favor de todos sem distinção de qualquer espécie.
11 - Essa confiança ou na obra de Jesus é um presente, um dom de Deus, concedido pela ação do Espírito Santo. O Espírito Santo promove essa em todos sempre que alguém atua em nome e de acordo com essa vontade salvadora de Deus.
12 - Isso Deus decidiu e assim comunicou. Os meios pelos quais Deus comunica e aplica os benefícios da sua vontade salvadora são a sua palavra e os sacramentos do Santo Batismo e da Santa Ceia.
13 - Por causa do mal, Deus decidiu que o mundo que conhecemos terá um fim. Deus preparou um novo mundo, livre do mal. Quando o mundo terminar, todos os mortos serão chamados à vida, e os que estiverem vivos serão transformados. Neste momento, acontecerá a grande separação: Os que, em vida, rejeitaram a em Jesus ficarão eternamente apartados de Deus. Os que confiaram, estarão eternamente com Deus.
14 - A Igreja Cristã é o conjunto de todas as pessoas que, em todos os tempos e lugares, têm esta fé no Deus Triúno e em Jesus Cristo como único Salvador.
15 - Pela , Deus reúne essas pessoas para viverem e anunciarem os benefícios desta mesma . Esta reunião chamamos igreja ou comunidade cristã. Nessas comunidades de fé, as pessoas são mantidas na pela pregação e ensino fiel da mesma e pela administração fiel dos sacramentos.
16 - As pessoas que vivem os benefícios dessa , motivadas por esse amor incondicional de Deus, organizam-se para repartir com o próximo aquilo que receberam de Deus em benefícios materiais, sociais e espirituais. Sabendo-se amparados e abençoados por Deus, procuram crescer em demonstrações de amor especialmente aos desprotegidos e desamparados.

O QUE FAZEMOS?

A grande tarefa do povo de Deus é propagar a palavra do perdão e da reconciliação de Deus com a humanidade. Para tanto, a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) utiliza os meios de comunicação disponíveis a ela. Seus membros, individualmente, se entendem como instrumentos dessa propagação.

Ligada a essa tarefa, a IELB assume a missão de agir a favor do desamparado, do carente e do marginalizado. Para isso, mantém hospitais, creches e escolas assistenciais, orfanatos, casas-lar, lares para idosos e outras iniciativas assistenciais. Na área da educação, atua mantendo escolas privadas em todos os níveis.

Na congregação local, as pessoas se reúnem para ensino, comunhão e louvor. Além disso, reúne grupos de interesse que estimulam o convívio fraterno e a mobilização em torno de projetos de apoio nas dificuldades sociais, emocionais, físicas e espirituais das pessoas.

Onde possível, a IELB e as congregações a ela ligadas participam como parceiras com outras entidades afins para realizar melhor as tarefas das quais foi incumbida por Deus.

O QUE SOMOS?

A IGREJA CRISTÃ é a totalidade daquelas pessoas que crêem em Cristo como seu único Salvador. A igreja está presente onde é pregada a palavra de Deus e administrados os Sacramentos.

A IGREJA EVANGÉLICA LUTERANA DO BRASIL (IELB), fiel a esses princípios, se reconhece como um conjunto de cristãos que confessam o nome de Cristo, conforme o ensino da Escritura.

O nome "LUTERANO" vem do Dr. Martinho Lutero, reformador da igreja no século XVI. Ansioso por ter paz com Deus,não encontrou resposta nos ensinos da igreja de então. Aprofundou-se no estudo da Bíblia Sagrada e tornou-se Doutor em Teologia. Pela palavra bíblica de Rm 1.17: “o Justo viverá por fé", Deus lhe concedeu a graça de ver que a salvação não é obra de homens, mas de Deus, realizada por Jesus Cristo e dada de graça para que todos creiam nisso. Ao ensinar essa verdade e, por conseguinte, expondo também desvios no ensino da igreja de então, Lutero foi rejeitado pelos líderes eclesiásticos e excomungado. Ao tentar reformar a igreja, deu-se origem à igreja chamada LUTERANA. Somos herdeiros dessa reforma e mantemos os mesmos princípios do reformador: SOLA SCRIPTURA SOLA GRATIA SOLA FIDE: Somentea Escritura, Somente a Graça, Somente a Fé, para que SOLUS CHRISTUS (Somente Cristo) seja anunciado como fonte e destino da vida feliz com Deus e com o semelhante.

Fonte: Comunidade Evangélica Luterana Bom Pastor - Blumenau