Quem é Jesus?

Quem o mundo diz que é Jesus?

Alguns afirmam que ele foi um homem muito sábio, líder de uma religião; outros afirmam que ele nem mesmo existiu, é só mais uma lenda para enganar as pessoas; ainda, há quem diga que ele é o salvador do mundo.

Agora vamos refazer a pergunta. Quem é Jesus para você?

Essas duas perguntas foram feitas pelo próprio Jesus aos discípulos em Lc. 9.18-20. “Quem o povo diz que eu sou? Eles responderam: – Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas antigos que ressuscitou. – E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? – perguntou Jesus. Pedro respondeu: – O Messias que Deus enviou”. (NTLH)

Podemos ver que o povo da época de Jesus estava confuso sobre quem realmente era Jesus. Isto acontece pelo fato de Jesus não ser o Deus que eles esperavam. O povo esperava um Deus que resolveria todos os problemas políticos, que tiraria o povo da escravidão.

Semelhante a dúvida do povo da época de Jesus é a nossa dúvida. Jesus não é o Deus que nós esperávamos. Eu esperava um Deus que me desse respostas ágeis e momentâneas; o Deus que eu esperava deveria me dar provas incontestáveis contra todos os céticos, para que eu pudesse convencê-los racionalmente; sem dúvida eu esperava que Jesus não deixasse que tristeza alguma chegasse a minha família; eu esperava um Jesus que acabasse com toda a injustiça social e com todo o ódio; eu gostaria de ter um Deus que me obrigasse a crer nele e que não me desse a oportunidade de desafiá-lo; para finalizar, eu esperava um Deus que não permitisse que vidas de pessoas fossem ceifadas, como aconteceu no acidente com o avião da TAM no dia 17 de Julho de 2007, em São Paulo.

Jesus foi tentado pelo diabo a ser exatamente o Deus que nós esperávamos. Jesus foi levado ao deserto para ser tentado, o diabo prometeu dar a Jesus tudo aquilo que o povo esperava Dele: Honra, Poder e Glória. No término da sua vida terrena, Jesus ainda é tentado a ser o Deus que o mundo esperava. Ao pé da cruz homens gritavam a Jesus: “Se és realmente o Filho de Deus desce da cruz que nós todos acreditaremos em Ti”.

Jesus trocou autoridade, poder e glória, por uma palavra simples: “amor”. Jesus ao invés de te obrigar a crer, Ele te conquista a crer. Ao invés de rejeitar aqueles que o desprezavam, Ele deu a vida por eles.

Ainda bem que Jesus foi o Deus que Deus esperava e não o Deus que eu esperava. Se Ele fosse o Deus que eu esperava, eu mesmo seria condenado como injusto e pecador.

Quem é Jesus?

Para você, eu não sei. Mas, para mim, Ele é o Deus que deu a vida por mim que não merecia. Ele é o Deus que está comigo independente das situações da minha vida: na tristeza, na angústia, na dor e nas alegrias. Jesus é aquele que me ama da forma que eu sou, sem esperar nada de mim. Jesus é aquele que ao invés de simplesmente resolver todos os meus problemas, Ele está me amparando e cuidando em todos os problemas. Jesus é Deus, nos conquistando a crer nele todos os dias com uma única e simples palavra: “Amor”.

Ismael Isaque Verdin. 25 de Julho 2007.

Em 2007, Ismael Isaque Verdin é Pastor estagiário na CELC em São Paulo e realiza os cultos em Nova Odessa aos terceiros sábados de cada mês, sempre às seis horas da tarde.