Leitura recomendada

Ao final do culto de 06 de abril de 2008 o presidente da comunidade evangélica luterana de Nova Odessa comentou a respeito do livro "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", de Max Weber, despertando o interesse de vários membros. Por isso, atendendo a pedidos, estamos disponibilizando mais informações a respeito.

A Editora Martin Claret lançou uma coleção de livros de bolso com preços bastante acessíveis, denominada "A Obra Prima de Cada Autor", com ênfase em textos filosóficos e econômicos, dos quais destacamos também uma publicação de Martinho Lutero - "Do Cativeiro Babilônico da Igreja".

As breves resenhas a seguir foram reproduzidas do próprio site da Martin Claret:

Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, A
Max Weber

"A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo vincula o nascimento do capitalismo à doutrina calvinista da predestinação e à conseqüente interpretação do êxito material como garantia da graça divina. Weber traça detalhadamente o tipo ideal de conduta religiosa que contribui decisivimente para o desenvolvimento qualitativo do capitalismo, surgindo, a partir daí, os seguintes segmentos do Protestantismo: Calvinismo, Pietismo, Metodismo e as seitas batistas."

Nota de luterno.com: há um capítulo dedicado à concepção de vocação por Lutero, que ao traduzir a Bíblia para o alemão, utilizou a palavra Beruf para este conceito, dando uma conotação divina nunca antes enfatizada nas demais traduções, tornando-se a base para valorização do trabalho, antes considerado apenas uma atividade mundana.

Do Cativeiro Babilônico da Igreja
Martinho Lutero

"Defensor da idéia de que o perdão divino é um dom a ser aceito e não um prêmio a ser conquistado, Martinho Lutero liderou a Reforma, movimento religioso que, nas primeiras décadas do século XVI, levou à fundação do protestantismo.Em 1520, Lutero produziu três célebres tratados, escritos em latim, que estabeleceram a base do luteranismo e o início da Reforma. Todos dirigidos a cléricos e intelectuais. Um desses trabalhos é o seu célebre escrito Do Cativeiro Babilônico da Igreja. Nele Lutero afirma a salvação do homem apenas pela fé, nega todo tipo de autoridade por parte de Roma e exorta à livre interpretação das Sagradas Escrituras, única autoridade existente.Foram incluídas neste volume as famosas 95 teses — debate para o esclarecimento do valor das indulgências, que Lutero afixou, em 31 de outubro de 1517, na porta da igreja do castelo de Wittenberg."

Veja também:

Nossa crença