Caminho Seguro

A Banda Concórdia - formada por jovens que freqüentam a Igreja Luterana em Moema (São Paulo) - dá início à peça de teatro "Caminho Seguro", encenada no horário vespertino de um sábado, 06 de novembro de 2010.

A platéia reunida em Nova Odessa, composta pelos membros da comunidade local. Cada um colaborou com um quilo de alimento não perecível (ou litro de óleo de cozinha) para entidades beneficentes locais.

A trama é centrada num empresário movido pela ganância e pelo dinheiro, que se esquece do lado humano na relação com seus funcionários. Sua empresa é envolvida num escândalo nacional por suspeita de fornecimento de peças de baixa qualidade, que estão na causa de um pavoroso acidente de avião, com dezenas de vítimas.

Sua irmã, que também é sua subalterna, chega com as péssimas notícias, dando início numa discussão que envolverá a cobrança com relação à falta de espiritualidade do patrão, que por sua vez prefere manter sua postura materialista, demitindo a própria irmã.

Os ressentimentos e o medo de perder a reputação produzem um conflito de consciência: ora lembrando-se dos ensinamentos recebidos na infância sobre os desígnios de Deus, ora procurando uma alternativa fugaz para seus grandes problemas, centrada na manutenção do lucro financeiro.

A advogada se apresenta para fazer orientações sobre o que falar para os investigadores do acidente e também como contornar a situação perante a imprensa. Obviamente que a versão a ser sustentada seria uma mistura de mentiras e fatos nebulosos para esconder o real motivo da tragédia.

Cumprindo o protocolo, o empresário concede uma entrevista coletiva, tergiversando sobre os fatos questionados e procurando tranqüilizar a todos com respostas evasivas, omitindo-se de qualquer responsabilidade.

O resultado de tanta ganância e mentiras é a solidão. Mesmo podendo se livrar da culpa perante a justiça dos homens, a consciência não deixará o personagem principal ficar em paz consigo mesmo.

A paz de espírito perdida é procurada nos lugares errados, com as pessoas erradas.

Finalmente o empresário procura por sua irmã, e aceita novamente os mandamentos divinos, consultando na Bíblia a indicação do Caminho Seguro. Para se restabelecer perante a sociedade, o empresário assume todas as suas responsabilidades perante o acidente de avião, propondo-se a indenizar as pessoas prejudicadas.

A comunidade evangélica luterana aplaude de pé ao final da peça - escrita, produzida e dirigida pela juventude luterana de Moema - Jesus Cristo é o Caminho Seguro, conforme 1 Timóteo 6.10: "Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores".

As figuraças do Twitter: @thiagotoca, @jeantosetto,  @ptheus e @fabianobmuller