O amor de Deus é perfeito


É impressionante o tamanho do amor de Deus por nós! Não é mesmo? E a Sua capacidade em nos perdoar diariamente?! É impossível compreendermos tão nobre ato. Muitas vezes, porém, parece que tudo isso está em modo automático dentro de nossos pensamentos ou mesmo do nosso coração. Não damos o devido valor a este imensurável amor divino. E tal comportamento é até mais frequente do que imaginamos.

Tente buscar em sua mente alguma desavença que você teve com alguém. Pense num dia em que alguma pessoa lhe machucou profundamente. Lembrou? E como foram os dias seguintes a esses fatos? A relação entre vocês voltou ao normal rapidamente ao se falarem ou ficou estremecida por um tempo, até você conseguir vencer o orgulho e desculpar? E se porventura aconteceu ainda outra discussão entre vocês, será que aquela primeira não ressurgiu como uma fênix, voltando com força total à memória?

Pois é, este cenário parece bem conhecido de todos nós, não é verdade? Porém, pensemos agora em alguém nos ofendendo todos os dias e tendo atitudes que nos desagradam profundamente. Qual a sensação que surge dentro do nosso âmago, como seres humanos que somos? Mágoa, rancor, impaciência, vingança?

Nestas horas é que me impressiono demais com a capacidade do amor, misericórdia e perdão de Deus para conosco, seus filhos pecadores. E lembro-me então do que o apóstolo João afirmou: “Deus é amor. E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu Filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.” (1 Jo. 4.8,10).

Deus não fica emburrado conosco. Deus não deixa de falar conosco. E uma vez perdoado, Deus não relembra erros. Deus não guarda uma “carta na manga” para no nosso próximo pecado agregar com algum outro anterior. Deus não é vingador. Deus nos perdoa antes mesmo de falarmos com Ele, como um pai de amor perdoa o filho. E o amor Dele é PERFEITO! Contudo, isto não nos tira a responsabilidade e o dever de reconhecermos os nossos erros, confessá-los humildemente perante Ele e lhe pedir perdão, em nome e por amor de Cristo.

Conseguiremos um dia chegar num nível perfeito de amor e perdão entre nós? Não, pois seremos sempre limitados humanamente. Porém, esta ação deve ser realizada todo dia, repetidamente, com esforço sincero para tentarmos melhorar sempre o nosso amor para com Deus e também para com o nosso próximo. E assim admiraremos e valorizaremos cada dia mais a Deus por tamanha COMPAIXÃO e AMOR que Ele tem por nós!

- Thiago R. H. dos Santos

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº377