Servi-lo sempre mais e melhor

Paulo, o grande apóstolo dos gentios, vê uma humanidade alienada sendo reconciliada; uma humanidade fragmentada sendo unida; e, até mesmo, uma nova humanidade sendo criada. É uma visão magnífica. E agora, o apóstolo avança da nova sociedade para os novos padrões nos quais ela deve andar. Volta-se da exposição para a exortação, daquilo que Deus tem feito para aquilo que nós devemos ser e fazer. “Sejam humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros em amor.”

Alguém achou e disse que: “Ir a Cristo não nos custa nada. Seguir a Cristo nos custará alguma coisa. Mas servir a Cristo nos custará tudo.” De fato, aquele que aceita o evangelho de Cristo apenas diz sim ao convite redentor de Deus e, certamente, o faz com alegria. Porém, seguir o evangelho vai bem mais além do que um simples sim. Implica em não mais pensar só em si próprio, mas, pondo o egoísmo de lado, deixar-se levar a gestos e atitudes cristãs.

Prestar serviço a Cristo é motivo de vida especial. E o apóstolo Paulo apresenta este serviço nas palavras e no viver de modo digno, tendo como características: a humildade, a mansidão, a longanimidade, a tolerância mútua e o amor.

A humildade calça sandálias (foto: Jean Tosetto)

A humildade era muito desprezada no mundo antigo. Foi só na vinda de Jesus Cristo que se reconheceu uma humildade verdadeira. Ele esvaziou-se a si mesmo e tornou-se um servo. A mansidão não é sinônimo de fraqueza, pelo contrário, é a qualidade de uma personalidade educada, que mesmo sendo forte, é senhora de si mesma e serva de outras pessoas. A longanimidade é aguentar com paciência pessoas provocantes, tal como em Cristo Deus nos considerou. O suportando uns aos outros é aquela mútua tolerância sem a qual nenhum grupo de seres humanos pode conviver em paz. E o amor é a coroa e a soma de todas as virtudes, visto que amar é procurar de modo construtivo o bem estar de todos.

Um bom observador há de concluir que o mundo moderno está cada vez mais carente destas virtudes tão necessárias para uma convivência humana e cristã. No meio de um mundo sem Deus, cabe ao cristão fazer a diferença. É o encargo do servir, a exemplo de Cristo. A fé, implantada por Deus Espírito Santo em nossos corações, deve despertar em nós ardente desejo de SERVI-LO SEMPRE MAIS E MELHOR e, consequentemente, colaborarmos assim para uma convivência mais humana, fraterna e cristã entre todos.

Que a nossa decisão por Cristo prossiga sempre forte, viva e produtiva. Que o poder de Deus Espírito Santo nos capacite a servi-lo da melhor maneira e que nos alegremos com os trabalhos dedicados à Sua Igreja, dando ao nosso Pai Celestial toda honra e glória, agora e para sempre. Amém.

- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº 381