A barba do Pastor

Percebendo que uma parte de seus congregados não prestava atenção aos seus sermões e, consequentemente, a mensagem caia no vazio, um pastor resolveu dar uma lição inesquecível aos seus ouvintes. Num culto dominical ele subiu ao púlpito com seu aparelho de barbear, bacia, água, espuma, caneca, espelho e toalha. Tranquilamente ajeitou tudo, passou espuma na cara e começou a se barbear. Gastou os minutos reservados ao sermão, os quais pareceram uma eternidade para os presentes. E quando todos esperavam que o pastor fosse fazer um desfecho maravilhoso e fosse apontar a “moral da história”, ele simplesmente enxugou o rosto, encerrou o culto e despediu o povo de volta às suas casas. Aquela semana foi atípica, com o povo diariamente comentando o ocorrido e tentando adivinhar o significado e/ou simbolismo de tudo aquilo.

A barba do pastor (foto: Jean Tosetto)

No domingo seguinte a igreja estava cheia, todos curiosos e atentos. O pastor foi ao púlpito, olhou fixamente para a congregação, e falou: “Sei que vocês querem uma explicação acerca do que fiz no domingo passado. Pois bem, na verdade, não há mensagem alguma em especial. Mas, se podemos tirar alguma lição disso tudo, a lição é a seguinte: Há anos venho apresentando a vocês a mensagem bíblica, mas não tenho percebido nenhuma mudança em suas vidas. Minhas mensagens têm caído no esquecimento, tão logo vocês saem do templo. Eu gostaria que vocês comentassem meus sermões durante a semana, do mesmo modo que vocês se dispuseram a comentar o meu barbear nestes últimos dias. Ou será que a minha barba é mais importante para vocês do que a Palavra de Deus?”

Em Romanos 10.17 lemos: “Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo.”

O que nós temos feito com aquilo que temos ouvido da parte de Deus? Somente as palavras guardadas em nosso coração é que poderão nos ajudar a evitar a desobediência a Deus. A Palavra do Senhor Deus é o nosso “maná” especial. A Palavra de Deus é o nosso maior alimento para nos deixar fortes e corajosos diante das provações da vida. E as verdades bíblicas deveriam ser o motivo principal de nossas conversas durante a semana. Quanto mais repetirmos o assunto, tanto mais gravado ficará em nossa mente.

Fiquemos atentos à Palavra do Senhor nosso Deus e façamos uso dela em nossa vida diária, em vez de passar os dias comentando aquilo que nada edifica.

- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº 388