Legado aos filhos

Igreja no alto do monte, nas proximidades do Vale da Oratória em Socorro, no interior de São Paulo. (foto: Jean Tosetto)
Igreja no alto do monte, nas proximidades do Vale da Oratória em Socorro, no interior de São Paulo.

Há uns anos atrás, houve uma campanha publicitária realizada por um Banco Internacional através de Outdoors. Eis algumas das sentenças expostas:
“Crie filhos em vez de herdeiros.”
“Não deixe que o trabalho sobre sua mesa tampe a vista da janela.”
“Para cada almoço de negócios, faça um jantar à luz de velas.” 
“Trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça, vírgulas significam pausas...” 
“Quem sabe assim você seja promovido a melhor amigo, pai, mãe, filho, filha, marido, esposa, irmão, ...etc, do mundo!”
“Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim, ele saberá o valor das coisas e não o seu preço.”

Pais responsáveis ensinam aos seus filhos que uma vida se faz com valores. Valores que permanecem. Valores brotados de princípios e não simplesmente de desejos. Tais princípios vêm do alto e quando vividos, nos fazem felizes. Sábios princípios civilizam. Desejos que escravizam, destroem.

A Bíblia Sagrada afirma:
“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas”. 
“Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele”. 
“Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida. Assim, o seu futuro será brilhante”. (Pv.9.10; 21.6; 23.14).

E em Ezequiel 47.12 lemos: “Darão frutas novas todos os meses, pois são regadas pelo rio que vem do Templo. As frutas servirão de alimento, e as folhas, de remédio”. Uma vida regada por estas águas tem folhas que não murcham e frutos que não caem. Alguns cristãos pensam que podem viver com alegria e de modo digno do Evangelho de Jesus sem a igreja. Até pode ser, mas é muito mais difícil! A participação no culto renova a energia da alma. A Igreja está ligada à Fonte. O cristão precisa da água deste rio que vem do Templo do Senhor. Até podemos beber da própria fonte, mas essa vertente logo se esgotará. Precisamos da igreja! E reunidos com ela, louvamos a Deus, confessamos, oramos, intercedemos, comungamos e somos instruídos na Palavra. É como alguém, sabiamente, assim se expressou: “Se a igreja é um monte, é lá que nos preparamos para a vida no vale.”

Que legado deixaremos para nossos filhos?

Estejamos sempre vigilantes perante as influências do mundo, que enfraquecem a família e o lar, e que desafiam a santidade da vida humana. Como pais cristãos e igreja que somos, continuemos influenciando a nova geração e desafiando-a a não só pensar de maneira cristã, mas também a agir para viver uma vida mais agradável a Deus.

- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº 390