O sopro transformador

Ingeborg Psalter, Pentecost  Musée Condé MS. 66  ca. 1200  Musée Condé, Chantilly
Gravura sobre pentecostes exposta no Museu Condé em Chantilly, na França. 


Na festa do Pentecostes, que corresponde a antiga Festa da Colheita ou Festa das Semanas, celebrada cinquenta dias após a Páscoa, os discípulos receberam aquilo que o Salvador Jesus lhes havia prometido: o Auxiliador. Em meio a fortes ventos e chamas de fogo - símbolos do poder e presença de Deus - o Espírito Santo invade o corpo dos discípulos, os encoraja a testemunhar da sua fé em Cristo e os capacita a falar em línguas compreendidas pelos diferentes povos presentes em Jerusalém. [Ler na Bíblia, no Livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2].

Simão Pedro, que outrora protagonizara um momento de covardia, negando a Cristo três vezes para salvar o próprio pescoço, levanta-se e não se intimidando perante as autoridades judaicas e romanas, afirma com ousadia que as Sagradas Escrituras estão se cumprindo. Evoca o rei Davi e lembra o povo de que ele sabia que Deus haveria de enviar um Rei Salvador e acreditava que este Messias não apodreceria na sepultura. E daí Pedro proclama veementemente que sua plateia acaba de viver o mais importante acontecimento de toda a história. “Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas disso. Pois Jesus foi levado para sentar-se ao lado direito de Deus, o seu Pai, o qual lhe deu o Espírito Santo, como havia prometido. E Jesus derramou sobre nós este Espírito, conforme vocês estão vendo e ouvindo agora.” (At. 2.32,33)

Cerca de três mil pessoas reagem diante desta poderosa mensagem de Pedro, juntam-se ao grupo de seguidores de Jesus e são batizadas. Logo, todos estão falando sobre isto e não só em Jerusalém. Os peregrinos retornam aos seus países de origem e levam consigo esta mensagem transformadora. E a fé cristã, a partir daí, se torna um fenômeno mundial.

O Espírito Santo é Jesus em ação na continuidade do seu ministério até hoje. Você deseja sentir a sua presença? Então, ouça, lê e medite nas Sagradas Escrituras. Abra o seu coração à boa nova do Evangelho de Cristo e sinta o sopro transformador e renovador do Espírito de Deus.

- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº 399