Onde está Deus?

Detalhe de "Sorrowing old man" (1890). Pintura de Vincent van Gogh (1853-1890) exposta no Kröller-Müller Museum em Otterlo nos Países Baixos.
Detalhe de "Sorrowing old man" (1890). Pintura de Vincent van Gogh (1853-1890) exposta no Kröller-Müller Museum em Otterlo, nos Países Baixos.

Em meio a fatídicos acontecimentos ocorridos recentemente, ouviu-se a seguinte pergunta: “Onde está Deus frente a tantas desgraças?” - Geralmente pensamos estar livres de todo o mal. E então, quando uma desgraça nos envolve, somos tentados a mergulhar na depressão e no desespero. Ficamos atordoados. E, confusos, questionamos: Onde está Deus?

Se você tem tido alguns contratempos como, por exemplo, uma doença que chegou no pior dos momentos, o desemprego que surpreendeu você justamente quando você estava se estabilizando, o falecimento repentino de uma pessoa querida da família, uma catástrofe qualquer na natureza que o privou de boa parte de seus bens, uma enfermidade indomável que lhe exige sucessivas hospitalizações e um prolongado e doloroso tratamento, então, medite nesta palavra do Senhor Deus registrada no livro bíblico de Isaías 49.15,16a: “Acaso pode uma mulher esquecer-se do seu filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos te gravei.”

Diante dos problemas difíceis da vida, custa-nos aceitar um simples consolo divino. Preferimos buscar soluções em filosofias baratas e em definições sofisticadas. O resultado será ainda mais dúvidas e ainda maior o desespero.

Deus, entretanto, nunca se afasta de nós e não deseja abandonar-nos à perdição completa. E, por isso, convida-nos a que nos entreguemos confiantes no seu amor e na sua paz. Ele conhece muito bem as situações pelas quais cada um de nós passa. E ele sabe quão difícil é livrar-nos delas.

Isto ele mesmo experimentou na pessoa de Cristo. Quando esteve visivelmente aqui na terra, Jesus se identificou com as pessoas que o rodearam e sentiu a dor delas. Os Evangelhos nos contam como Jesus foi bondoso e compassivo para com todos e como sempre estava disposto a alcançar a sua mão aos aflitos e necessitados. Pois, a sua atitude ainda hoje é a mesma. Continuamente, Deus se interessa por nós e nos estimula a, através do Salvador Jesus Cristo, depositarmos as nossas preocupações diante das desgraças, em suas poderosas mãos.

Você não está sozinho perante as inquietações e os obstáculos da vida! Deus, em Cristo, segura você pela mão! Confie nele, pois assim, mesmo em meio às tribulações, você desfrutará a verdadeira paz interior! Siga o conselho do salmista: “Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará.” Sl.37.5
- Pastor Alaor Güths dos Santos

Publicado originalmente no boletim "Notícia e Informações da Igreja Luterana de Moema" nº8 em abril de 2018.