Fidelidade e confiança em Deus

"Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR." - Jeremias 17.7

Paulo, prisioneiro pela segunda vez em Roma, sente que tem pouco tempo ainda na terra. Daí escreve ao seu jovem companheiro de missão, prevendo o seu martírio. Nem por isso, manifesta qualquer queixa ou lamento. Via-se perseguido e abandonado pelos homens, mas jamais se sentia abandonado por Deus. E manifestando sua fidelidade e confiança no Senhor, afirma em sua Segunda Carta a Timóteo, capítulo 4, versículo 18: “O Senhor me livrará de todo o mal e me levará em segurança para o seu Reino celestial. A ele seja dada a glória para todo o sempre! Amém.”

O apóstolo consegue olhar para o futuro com tamanha confiança em virtude de sua fé estar bem alicerçada no Deus que o tem acompanhado e se mostrado bem real em sua vida. Apesar de tudo o que teve de enfrentar no seu ministério pastoral - açoites, apedrejamentos, prisões, naufrágios e períodos sem comida e água - Paulo sabe que pode e deve confiar no Senhor, pois algo incomparavelmente melhor o aguarda. Seu sofrimento presente será redimido. O Deus de amor, que por obra do Espírito Santo lhe revelou o Salvador Ressuscitado, há de lhe amparar, fortalecer e socorrer, sejam quais forem as circunstâncias.

E realmente sua vida se aproxima do fim. Paulo, então, preocupa-se em exortar Timóteo para a necessidade de ousadia perante os sofrimentos. Escreve-lhe aconselhamentos que ficaram registrados como um legado a ser transmitido a outros homens fieis e também capazes de ensinar e testemunhar da salvação que há em Cristo.

Por providência divina esses ensinamentos chegaram até nós e hoje nos servem de orientação e encorajamento na vida, estimulando-nos a permanecer fieis no caminho do Senhor e humildes e obedientes à sua Santa Vontade. Obviamente, todos nós temos consciência da brevidade dessa vida terrena e que, mais dia menos dia, também partiremos desse mundo. E, sem dúvida, nosso desejo é usufruir o prêmio da vitória que Jesus por nós conquistou na cruz do Calvário e a confirmou com a sua triunfante ressurreição. É fato, nossa fé não será vã!

Que este exemplo de fidelidade e confiança em Deus que o apóstolo Paulo nos legou seja marcante em nossa vida comprometida com o Senhor!

Oração: Misericordioso Deus e Pai, reconheço que minha fé é fraca e minha coragem perante a brevidade da vida desfalece muitas vezes. Perdoa-me! Por Teu Santo Espírito, encoraja-me diante das provações e fortalece minha esperança de viver contigo eternamente. Em nome e por amor de Jesus, meu Salvador. Amém.

- Pastor Alaor Güths dos Santos

Publicado originalmente no boletim "Notícia e Informações da Igreja Luterana de Moema" nº10 em junho de 2018.