Se tiver que ceder, que seja eu!

A Descida da Cruz" (1634), pintura de Rembrandt  (1606–1669) exposta no Museu Hermitage em São Petersburgo, Rússia.
"A Descida da Cruz" (1634), pintura de Rembrandt  (1606–1669) exposta no Museu Hermitage em São Petersburgo, Rússia.

Há situações na vida que enfrentamos conflitos de ideias e de ações. Isso acontece na família, no trabalho, na igreja, nas amizades e em todos os nossos relacionamentos.

Quando o conflito acontece, chega o momento do impasse, quem irá ceder? Você tem a disposição em ceder, em evitar o conflito por amor? Ou você é irredutível, enfrenta tudo e todos, mesmo que o preço seja alto? Como você lida com esses impasses?

O conselho que ouvimos no livro de Lamentações é complicado de se aplicar, porém muito necessário: “Quando somos ofendidos, não devemos reagir, mas sim suportar todos os insultos” (Lm 3.30).

A palavra de Deus revela que o ser humano entrou em conflito com Deus quando desobedeceu a sua ordem e caiu em pecado. A partir desse momento, se afastou do Criador, que é o princípio de tudo e a fonte da verdade, e buscou em si forças para tentar resolver os seus próprios problemas.

Por causa do orgulho, nunca voltaríamos para Deus, nunca cederíamos. Contudo, alguém tinha que ceder. Incrivelmente, foi Ele quem cedeu em nosso favor.

Mesmo não precisando, foi Deus quem cedeu e pagou o preço doloroso para nos trazer para perto de si. O preço não foi baixo, mas a vida do seu próprio Filho, Jesus Cristo, que foi maltratado e condenado por aqueles que estavam errados.

Só pela fé em Jesus Cristo que teremos condições de enfrentar as situações conflituosas que vivemos diariamente.

Se você está passando por um momento assim, gostaria de convidá-lo a participar do Projeto Amai-vos. Os encontros têm o objetivo auxiliá-los a vivenciar esses momentos com o auxílio do Espírito Santo.

Aproveitem as oportunidades para diminuirmos os conflitos que vivenciamos em nossas vidas.

Sabemos que não é fácil ceder, mas se tiver que ceder que seja eu! A vida eterna do meu próximo é muito mais importante do que vencer uma discussão ou machucar alguém através de nossas palavras. Pense nisso!

Oração: Senhor, coloque em meu coração a humildade de ceder nos momentos certos e suportar os insultos em amor ao próximo. Em nome de Jesus. Amém! 

Pastor Matheus Schmidt
(11) 99591-5161

Publicado originalmente no boletim "Informativo Concórdia" nº 29 em março de 2020.