O peso da alma

Site oficial do filmeEm 2003 o cinema americano lançou um drama intitulado: “21 Gramas”. Na sinopse deste filme lia-se: “Tenha você medo ou não da morte, ela virá e, nesse instante, o seu corpo se tornará 21 gramas mais leve. Será que é a alma que pesa esses 21 gramas?”

Na década de setenta o médico sueco Nils Olof Jacobson publicou o livro “A Vida após a Morte”, onde declara: “A alma pesa tão pouco, exatamente 21 gramas, que nem sequer nota que a morte a deixou órfã de corpo, porque o que morre é este e não a alma.”

Para determinar o peso anímico, o médico sueco explica como observou a evolução de muitos moribundos estendidos em camas que eram, simultaneamente, balanças de extraordinária precisão.

O Dr. Nils afirma ainda que nas derradeiras horas de vida há uma perda contínua de peso, devido a transpiração abundante: 20 gramas de suor por hora; todavia, quando ocorre o falecimento e a alma sai do corpo, a balança registra uma perda brusca de 21 gramas.

É tremendamente difícil interpretarmos tais conceitos acerca do peso da alma humana, pois todos reconhecemos que a alma não é essência material, senão que essência espiritual, não se pode ver, é intangível. Contudo, não é difícil aceitar essa teoria se considerarmos que os 21 gramas não passam de uma simples imaginação de um cientista aventureiro.

Por isso, é muito mais digno comentar aqui a relação da alma com o corpo e, então, concluir que a alma pesa; mas, não por causa da matéria e sim pelos sentimentos de desilusão, tristeza, esperanças vãs e planos abortados que dizem respeito, de uma forma ou de outra, à alma de todo o homem e mulher neste mundo.

Referimo-nos ao peso espiritual que é algo oneroso, conseqüência do pecado de Adão cuja influência nos segue durante a vida. Que mãe ou pai não sofre dor aguda ao sepultar um filho? Quem não sofre perante a agonia e dor de crianças e idosos morrendo de fome? Quem não sofre diante das guerras provocadas pela ambição ao dinheiro e monopólio econômico? Quem não sofre por causa do problema interno do pecado que, qual verme insaciável, se mantém latente no coração humano?

Cristo de São João da Cruz por Salvador Dali, 1951Há fardos que não podemos carregar. Precisamos do auxílio de quem é capaz. O peso do pecado só cessa com a ajuda de Cristo. O peso da alma só desaparece quando o pecador crê naquele que por ele morreu e ressuscitou: Jesus Cristo.

O médico sueco expressou-se sobre a leveza da alma e a grandeza do corpo, porém, diremos nós: mais grandioso é o poder de quem pode aliviar o peso da alma e dar vida eterna ao que morre em Cristo.

- Pastor Alaor


Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº303