Cristo já ressuscitou!

O túmulo está vazio!O sepulcro está vazio...

No lugar em que nasci e passei a minha infância, lá no interior do Rio Grande do Sul, havia o cemitério paroquial, propriedade da Igreja Luterana local. Lembro-me que nas sepulturas constava uma inscrição comum: “Aqui jaz...”. Tais palavras estavam gravadas tanto no túmulo das crianças como no dos adultos, tanto na sepultura das pessoas mais pobres, como na das mais ricas. “Aqui jaz...”!

A inscrição do túmulo de Jesus Cristo é diferente. O evangelista Mateus o registra: “Ele não está aqui: Ressuscitou!” (Mt.28.6). Este epitáfio faz da Páscoa o sinônimo de vitória.

Devido a prisão do Salvador Jesus, os seus discípulos ficaram amedrontados diante da possibilidade de também serem capturados e até mortos. Por isso, trancaram-se em casa. O que será que eles conversaram entre si naquela situação assustadora, atrás de portas bem fechadas?...

Vamos imaginar um diálogo. “Simão Pedro, por que te escondes?” “Mataram o meu Senhor! Os nossos sonhos acabaram.” Sabemos que o medo gera dúvidas. Então, teria Judas perguntado: “Será que Ele é verdadeiramente o Messias?” Os filhos de Zebedeu, Tiago e João, interrogam: “Estabelecerá Ele o seu Reino?” Mateus teria dito: “Deveremos voltar às nossas profissões anteriores?” E em meio a tantos sentimentos de descrença, Pedro concluiria: “Vou pescar!

Todavia, algo extraordinário acontece e a desconfiança, a dúvida e o medo dão lugar à verdade, à vitória e à esperança. Um grupo de mulheres dedicadas, em plena madrugada, dirige-se ao sepulcro com o propósito de ungir o corpo do seu Mestre. Porém, se deparam com o túmulo aberto e vazio. O seu Senhor não está mais ali! Estupefatas, retornam e avisam os discípulos. Pedro e João correm ao sepulcro e confirmam o que lhes fora dito.

Pedro, por que foges?”, perguntamos-lhe no regresso. “Não fujo. Corro para contar aos outros esta boa nova.” “Mas não estás mais com medo?”, insistimos. Pedro conclui: “Como ter medo agora? Ele vive!

A fantástica vitória de Jesus Cristo é a certeza da nossa vitória sobre a culpa do pecado, sobre o domínio do diabo e sobre a condenação eterna.

“ELE NÃO ESTÁ AQUI: RESSUSCITOU!”

- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº309