Quaresma: tempo de tristeza e esperança

Quaresma
Com a Quarta-Feira de Cinzas a Igreja Cristã ingressou em mais um novo período no calendário eclesiástico. O primeiro foi o Advento, Natal e Ano Novo. Depois veio a Epifania, que se estendeu desde o dia 6 de janeiro (Festa dos Magos) até o Domingo da Transfiguração. Agora já estamos na Quaresma, o tempo que nos conduz à Sexta-Feira da Paixão e à morte de Jesus. E mais, sem contar os domingos, dentro de quarenta dias estaremos celebrando a Páscoa – a Festa da Vitória – A Ressurreição.

Após vermos a glória de Deus manifestada em seu Filho Jesus Cristo, é o momento de refletirmos sobre nós próprios, em nossa desoladora situação de pecadores que rumam à morte eterna. É momento de lembrarmos que para nos livrar desta condenação, Jesus teve de sofrer e morrer. É momento de reconhecer a nossa culpabilidade e, contritos e arrependidos, buscarmos em Cristo o perdão e a salvação.

Portanto, Quaresma é tempo de tristeza e esperança. Tristeza, por causa de nossos pecados. Esperança, por causa do amor de Deus por nós, garantido em sua Palavra: “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus. Mas, pela sua graça, e sem exigir nada, Deus aceita todos por meio de Cristo Jesus, que os salva. Deus ofereceu Cristo como sacrifício para que, pela sua morte na cruz, Cristo se tornasse o meio de as pessoas receberem o perdão dos seus pecados, pela fé nele.” (Rm.3.23-25).

Que todos nós saibamos aproveitar bem as oportunidades que a Igreja está nos oferecendo para frequentá-la com regularidade e assim prosseguirmos fiéis na fé ao Salvador Jesus e operoso nas obras do reino deste “que foi entregue para morrer por causa dos nossos pecados e foi ressuscitado para que sejamos aceitos por Deus.” (Rm.4.25).

- Pastor Alaor

Pastor estagiário na CELC/SP

No culto do dia 08 de fevereiro aconteceu a instalação do pastor Mateus Leonardo Lange, que exercerá suas atividades práticas aqui conosco até início de fevereiro 2010. Ele é de Linha Brasil, Nova Petrópolis, RS. Desejamos-lhe as ricas bênçãos de Deus e que se sinta muito bem em nosso meio, conquistando ótimas experiências para o seu pastorado. - “Ó Senhor Deus, ajuda-me a fazer a tua vontade, e faze com que o teu caminho seja reto e plano para mim!” Sl. 4.8

Regresso

Voltando de seus estudos lá no Concordia Seminary em St. Louis, Missouri, USA, e dirigindo-se ao Seminário Concórdia da IELB em São Leopoldo/RS, para concluí-los, o pastor Ismael Isaque Verdin visitou-nos e, inclusive, acompanhou o nosso culto no dia 22 de fevereiro. Desejamos ao Ismael, a direção e bênção de Deus também nesta etapa final de sua formação ao ministério pastoral. - “Ó Senhor Deus, o meu futuro está nas tuas mãos; tu diriges a minha vida. Como são boas as bênçãos que me dás!” Sl. 16.5,6ª

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº308
Ilustração publicada originalmente no site lcms.org