31 de Outubro - Dia da Reforma

Fonte: filosofia.com.brA situação religiosa na Alemanha, nos séculos 14 e 15, era crítica. Tanto os nobres como os camponeses censuravam as atitudes opressivas do clero. Certos segmentos da Igreja, preocupados com a realidade decadente, fizeram acontecer alguns Concílios, mas não puderam reverter a situação. Alguns pré reformadores também tentaram mudanças, porém, foram silenciados à força ou nem se quer foram ouvidos.

Todavia, Deus providenciou um brado reformador nas primeiras décadas do século 15, surgido no próprio seio da Igreja Romana. Por muito tempo, este sacerdote e doutor em teologia, viveu terríveis conflitos de consciência, não conseguindo sentir-se em paz com o Deus vingador, conforme a Igreja o apresentava.

Então, aprofundou-se no estudo bíblico e acabou descobrindo na Escritura Sagrada algo bem contrário do que a Igreja Romana praticava: Deus, na verdade, é um Deus de amor e não um tirano vingador. Portanto, para ser perdoado e salvo bastava crer e confiar em Jesus Cristo, como Salvador. “O justo viverá por fé.” Rm. 5.17.

Com esta verdade no coração e na mente, Martinho LUTERO defrontou-se com o sistema mercantilista inventado e implantado pela Igreja. Em 31 de outubro de 1517 ele afixou na porta da Igreja de Wittemberg as 95 Teses, nas quais combatia o rendoso comércio das indulgências e testemunhava da salvação unicamente pela fé em Jesus Cristo.

A excomunhão de Lutero da Igreja Romana e a recusa desta em voltar às verdades doutrinárias da Bíblia Sagrada, acabaram determinando o surgimento da então chamada: igreja protestante; que culminou na hoje chamada Igreja Luterana e outras igrejas reformadas.

A influência de Martinho Lutero na história da humanidade foi marcante não só na religião como também na literatura, na hinologia, na música, na política e na educação.

No Brasil, o número de luteranos gira em torno de um milhão e duzentos mil, representados pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), a qual a nossa Congregação Evangélica Luterana Concórdia/SP está filiada.

A Deus demos glória, agora e sempre!

- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº315