A Resposta

O Profeta IsaíasO Profeta Isaías - arte a partir da escultura de Aleijadinho.

O rei da Assíria tinha conquistado a cidade de Samaria, capital do reino do norte, Israel. Em seguida, subiu contra as cidades fortes de Judá, o reino do sul. E tomou-as. Nessa altura Senaqueribe era o rei da Assíria, Ezequias o rei de Judá e Isaías o profeta de Deus. Senaqueribe enviou uma carta ao rei Ezequias, vangloriando-se de suas conquistas e anunciando que sua próxima investida seria a destruição de Jerusalém e o aniquilamento do reino do sul, se não se lhe submetessem. Ezequias poderia ter se desesperado com a ameaça deste chefe de tão poderoso exército. Mas, logo depois de ler a carta, Ezequias “foi até o Templo, pôs a carta ali, na presença de Deus, o Senhor, e OROU.” (2 Rs.19.14ss).

E nós? Como agimos quando nos surgem problemas e quando nos defrontamos com dificuldades? Diante destas situações, a reação humana geralmente demonstra preocupação, aborrecimento, desanimo e até medo. Contudo, devemos fazer a mesma coisa que Ezequias fez: ORAR.

Mal os joelhos de Ezequias tocaram o chão, Deus falou com o seu profeta Isaías, dizendo-lhe que tinha escutado a prece do rei. E o Senhor disse ainda que ia pôr uma argola no nariz de Senaqueribe e freio na sua boca, para fazê-lo voltar pelo mesmo caminho por onde viera. (2 Rs.19.29).

Naquela noite o anjo do Senhor foi até o acampamento dos assírios e matou 185.000 soldados. Senaqueribe, rei da Assíria, se retirou e voltou para Nínive e ficou lá. - Deus respondera a fervorosa oração de Ezequias!

Os nossos problemas muitas vezes parecem insolúveis e invisíveis, como o exército do rei Senaqueribe. Deus, porém, ao ouvir as nossas orações, responderá em poder e tomará conta do problema. Portanto, em vez de ficarmos desesperados, devemos logo apresentar os problemas ao Senhor e orar. Deus ouvirá a nossa prece e responderá. Talvez a sua resposta não virá tão de imediato quanto gostaríamos e nem da maneira que esperamos. Entretanto, tenhamos paciência e sejamos perseverantes, pois a seu tempo e a seu modo Deus dará a resposta. E todos saberão que o nosso Deus – Pai, Filho e Espírito Santo – é o verdadeiro Deus!

- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº314