Convite à sabedoria

Bíblia: fonte de sabedoria.

Ser sábio e astuto, quem não quer ser? Quem não almeja? A busca por esse tipo de conhecimento cresce muito nos dias de hoje. Só que infelizmente o conceito de sabedoria original de Deus, não é o mesmo conceito de sabedoria que temos hoje. Desvirtuamos o significado porque olhamos em fontes erradas. A cada dia surge uma infinidade de literatura com o simples objetivo de tornar a vida mais fácil, não importando o que isso signifique. No entanto, poucos dão valor a um livro que sempre esteve conosco, a Bíblia. Um livro divino com um rico conteúdo de Deus com o homem e do homem com Deus, é uma rodovia de mão dupla. E dentro da Bíblia, o livro de Provérbios está recheado de conselhos práticos, conselhos que falam do nosso dia a dia, e ali temos a definição da verdadeira sabedoria.

“Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas.” (Pv 9.10) Esse versículo nos diz que o começo da sabedoria é temer a Deus. Ora, temer não significa ter medo de Deus, mas respeitar e honrá-lo por tudo o que ele faz e pode fazer. Temer a Deus significa confiar nele e ter a certeza de que ele ajuda a tomar decisões difíceis da vida. Sabedoria é um presente de Deus. Ele te dá sabedoria pela confiança que você deposita nele. Novamente uma rodovia de mão dupla.

O versículo continua e diz que para ter compreensão de Deus você precisa ter conhecimento do “Deus Santo.” Conhecer a Deus é algo muito mais profundo do que do que simplesmente saber as coisas sobre Deus. Conhecê-lo não acontece da noite para o dia, e nunca iremos conhecê-lo de forma plena e verdadeira aqui neste mundo. Mas Deus se revela através da Bíblia, porque a Bíblia revela Jesus. Pelo estudo dela você vai conhecer a Deus cada vez mais. Confie em Deus e você será sábio. Conheça a Deus e você terá compreensão.

- Pastor estagiário Matheus Schmidt

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº326