Eu sei, ó Senhor!

“Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos.” (Jr.10.23) O profeta não sugere dúvida aqui, mas faz uma afirmação convicta e segura: “Eu sei, ó Senhor”. Jeremias tem certeza do que vai dizer a seguir: “que não cabe ao homem determinar o seu caminho.” Mas, em quais circunstâncias o profeta elevou esta oração a Deus?

Observando o contexto, percebemos que Jeremias enfrentava uma situação desesperadora. O exílio era iminente. Ele confessa as suas limitações, se sente abandonado por todos, e se enche de desgosto perante o triste destino da nação israelita. De fato, a situação estava totalmente desfavorável para ele, pois tudo havia falhado. E agora?

O profeta Jeremias retratado por Michelangelo na Capela Sistina.
 
Muitas vezes tentamos dar rumo às nossas vidas pensando fazer o melhor e, de repente, acabamos num beco sem saída. Se enfrentarmos dias parecidos aos do profeta, seja pela dor de perder uma pessoa a quem amamos, por necessidades materiais, por lutas de consciência e por outras turbulências na vida, lembremo-nos que se tivermos a convicção do profeta, estaremos seguros naquele que nunca nos deixa abandonados.

Quando tudo parece perdido, Deus age. Mesmo quando não há mais nada a fazer, nem lágrimas para chorar, nem um ombro para se apoiar, sempre haverá uma esperança. É justamente nesse momento que Jeremias nos lembra que há um detalhe tremendamente importante, que faz a diferença em tudo, e que nós começamos a ser vitoriosos no instante em que admitimos isso: “Eu sei, ó Senhor.”

Apesar dos revezes da vida, Jeremias sabia e acreditava que “não cabe ao homem determinar o seu caminho”. A nossa vida é propriedade de Deus e a nós cabe executar a tarefa de mordomos dele, que somos pela graça e o perdão de Cristo Jesus. Então, se alguém está atravessando por problemas e dificuldades, lembre-se de que Deus tem o melhor futuro e o melhor rumo para a sua vida, desde que esteja seguro e convicto de que: “não cabe ao homem ... dirigir os seus passos”. 

- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº333