Nada e ninguém

Em 1930 uma igreja evangélica no Texas, Estados Unidos, descobriu petróleo na sua propriedade. Uma vez por mês, repartiam-se entre todos os seus membros os lucros daí provenientes. Observou-se que neste dia o culto dominical registrava uma freqüência extraordinária porque, se alguém faltasse, a sua parte seria distribuída entre os presentes.


Havia um casal de idosos que não costumava vir aos cultos, mas neste domingo específico era o primeiro a chegar. Outro casal mais jovem procedia da mesma forma, lembrando-se de trazer os seus filhos à Escola Dominical apenas naquela data. Algumas famílias falavam ao pastor que nos fins de semana era difícil vir até a igreja, porque precisavam visitar seus parentes; porém, naquele domingo de receber os dividendos, não faltavam aos cultos e a “necessidade” de ver seus familiares de repente deixava de existir. Tinha também um grupo de jovens que se desculpava, dizendo que sua ausência era devido ao cansaço da semana e que o domingo era o único dia no qual eles podiam dormir até mais tarde. Mas, neste exato domingo, eles lá estavam! Outro caso, era aquela senhora que nunca vinha aos cultos, pois precisava preparar o almoço para os filhos, genros, noras e netos que dominicalmente a visitavam; contudo, nessa data da distribuição dos lucros, nada disso a impedia de estar presente na igreja. E muitas outras histórias semelhantes foram vivenciadas pelo pastor e pela diretoria da Comunidade.

É estranho! Precisamente, nesta ocasião, as desculpas habituais eram esquecidas e todos iam assistir os serviços na igreja. Como se tratava de receber dinheiro, naquele fim de semana não existia mais cansaço, deveres familiares, ou outra qualquer “justificativa”. Tais desculpas eram válidas somente para os domingos que não acontecia a distribuição daqueles rendimentos, evidenciando com isso que a presença de muitos era motivada apenas por interesses materiais. Então, todos foram aconselhados que lessem e meditassem profundamente sobre Hebreus 10.19-39 e que ninguém abandonasse o costume de assistir os cultos; mas que todos se chegassem a Deus com um coração sincero, uma fé firme e com fome e sede da Palavra.

Você que habitualmente está ausente da igreja e que já inventou todas as desculpas imagináveis para explicar-se perante a sua própria consciência, se lhe prometessem que em determinado domingo lhe fosse dado uma boa quantia de dinheiro por estar presente ao culto, como procederia?

Que Deus Espírito Santo nos ensine e nos ajude a buscarmos em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, libertando-nos de qualquer indiferença, leviandade e do vil materialismo. Que Ele nos ilumine com sabedoria para discernirmos corretamente entre as nossas necessidades materiais e espirituais. Que Ele nos oriente a entregarmo-nos totalmente a Deus e a nos dedicar consagradamente à sua Igreja. E que NADA e NINGUÉM possa interromper esta bendita comunhão!

- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº334