Um pé de bambu

Foto: luterno.com
Bambu sustenta uma tuia.
Enquanto o jardineiro colhia as mais belas flores, um pé de bambu considerava a sua inutilidade naquele jardim. Inconformado com a situação, pediu ao jardineiro que também o usasse. Então, certo dia, o jardineiro chegou com uma foice investindo contra ele, no que foi interrompido sob protesto: “Assim não! Perder a minha posição no jardim? Isso nunca!” O jardineiro lhe explicou que este era o único caminho para ele ser útil naquele jardim. Após alguma relutância, ele concordou. Uma vez cortado, o jardineiro começou a tirar a sua rica folhagem. Renitente, o pé de bambu disse ao jardineiro: “Neste despojamento perderei a minha única beleza?” Mas, sem outra alternativa, o pé de bambu concordou com tudo o que ainda viesse. Daí, o jardineiro rachou o pé de bambu de alto a baixo, partindo-o ao meio e depois arrancou os nós que separavam os gomos. Esta operação foi muito dolorosa para o pé de bambu. Enfim, terminada toda a sorte de violências, restava-lhe agora apenas saber que serventia ele iria ter no lindo jardim. O jardineiro, então, com as duas metades do pé de bambu, armou bicas de água, vindas de uma fonte até os canteiros do jardim. E assim, com esta irrigação automática, o jardim que já era bonito, ficou mais belo ainda.

Esta ilustração do pé de bambu traz uma importante lição para quem deseja se tornar um canal de bênçãos neste novo ano e, certamente, na vida. Para tanto, se for necessário, deverá deixar-se cortar de sua orgulhosa e auto-suficiente posição social, deverá desistir de sua ambição doentia por uma vida esplendorosa, deverá concordar em ser dividido para servir duplamente e deverá permitir que lhe arranquem os nós de seus fúteis caprichos pessoais e de suas vaidades egocêntricas.

Confessemos a Deus as nossas fraquezas. Confiemos no perdão que Ele nos oferece por meio de Cristo. Peçamos ao Espírito Santo para que Ele aja em nosso coração, pela Palavra e Sacramentos, e transforme a nossa vida num canal de água viva. Então sim, seremos úteis, qual o pé de bambu, e serviremos de bênção para muitos ao longo da vida.


- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº340