Postos norteadores

Ninguém é tão auto-suficiente para desprezar o auxílio divino na direção de sua vida. Porém, os homens ligam as suas esperanças e os seus temores a pessoas e a circunstâncias. A humanidade, em geral, joga as suas esperanças e receios sobre os poderosos do mundo e sobre tudo o que na terra representa poder e autoridade. São poucos os que se comportam como o Salmista que canta: “O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio”. Sl.91.1,2.

Durante a Segunda Grande Guerra, na África do Norte, em certos pontos do deserto, o exército instalara postos que os soldados podiam usar para se nortear. Em meio à confusão da batalha, era fácil a qualquer pessoa perder o caminho, naquele imenso deserto sem pontos de referência.

O apóstolo Paulo referiu-se à vida cristã como sendo uma batalha. E por vezes o caminho à nossa frente não está claramente demarcado. Sob as pressões e confusões do viver de hoje, tendemos muitas vezes a perder a direção certa. Todavia, Jesus amorosamente convida e deseja que voltemos os nossos pensamentos a ele e ansiemos por encontrar outra vez o caminho!

A leitura diária da Bíblia Sagrada e o culto no lar e na igreja servem como postos norteadores para encontrarmos a direção certa. Na quietude da adoração em nossos lares e na paz no templo do Senhor, ouviremos uma voz dizendo: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.” Jo. 14.6. Andai nele!

Se a nossa confiança está posta no Senhor Deus, que nos presenteou a salvação pelo sangue de Jesus, então a nossa alma pode estar sossegada, pois Ele nos guardará e fortalecerá. Será sempre o nosso refúgio e baluarte. E podemos estar confiantes e seguros disso, pois temos a sua promessa infalível de que não abandonará jamais os que nele creem e confiam.

Expressemos gratidão pelo passado e confiança no porvir, dizendo com o salmista: “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa. Só ele é a minha rocha e o meu alto refúgio.” (Sl. 62.1,2).


- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº347


Mensagem especial do presidente

Caros membros da comunidade evangélica luterana de Nova Odessa, como foi exposto ao fim do primeiro culto de setembro de 2012, estamos disponibilizando neste site a redação prévia do novo estatuto da referida instituição, bem como a ata que significará a refundação da mesma. Tais documentos foram elaborados com a inestimável ajuda do consultor em contabilidade Samuel Teixeira.

Pede-se que o conteúdo de tais documentos sejam lidos para que todos tomem ciência deste momento histórico, resultado de nosso esforço para regularizar a situação da nossa comunidade em todos os sentidos. Após o complemento dos dados que restam, e do esclarecimento de eventuais dúvidas, a diretoria da comunidade irá oficializar tanto o estatuto quanto a primeira ata da nova geração, sem esquecer de nossos antepassados, após o primeiro culto de outubro de 2012.

Grato pela atenção,
Jean Tosetto

ESTATUTO DA COMUNIDADE EVANGELICA
LUTERANA DE NOVA ODESSA

Capitulo I
Da denominação, Natureza, constituição, Sede e Fins.
Os membros desta congregação cristã, de acordo com o que preceitua a Sagrada Escritura em geral e, em particular, 1 Co 14.40: "Tudo, porém, seja feito com decência e ordem", e em conformidade ainda com as leis do país, adotam o presente estatuto que há de reger a sua vida interna e externa:

Art. 1º -   A COMUNIDADE EVANGELICA LUTERANA DE NOVA ODESSA, com sede à Rua Aristeu Valente, s/n. no Centro na cidade e comarca de  Nova Odessa Estado de São Paulo, com prazo de duração indeterminado tendo como data de fundação 20  de Agosto de 2012  e sua duração é por tempo indeterminado.

Capítulo II - FUNDAMENTOS DOUTRINÁRIOS E FINALIDADES

Art. 2º - A congregação aceita toda a Escritura Sagrada, tanto do Antigo como do Novo Testamento, como a infalível palavra de Deus. Aceita ainda, como exposição correta dos ensinamentos bíblicos, os livros simbólicos da Igreja Evangélica Luterana reunidos no Livro de Concórdia de 1580. As Sagradas Escrituras constituem a única norma da fé e da vida da congregação.

Art. 3º - A congregação tem por fim propagar o evangelho de Jesus Cristo por meio da palavra, do livro, do jornal, do rádio e outros meios condignos, e administrar os Sacramentos do Santo Batismo e da Santa Ceia ordenados pelo Senhor Jesus Cristo.
Parágrafo Único: A congregação não tem fins lucrativos.

Art. 4º - Para cumprir com sua finalidade, a congregação:
a) estabelecerá o sagrado ministério em seu meio;
b) observará e propagará a religião cristã em cultos públicos, educandários paroquiais ou outros, a qualquer nível;
c) fundará congregações filiais segundo um critério de proporcionar melhores condições para a propagação do evangelho a maior número de pessoas;
d) filiar-se-á à Igreja Evangélica Luterana do Brasil e, em espírito de harmonia, cooperará com ela na obra missionária e na formação sacerdotal e diaconal, orando, participando e ofertando para o trabalho da igreja;
e) edificará ou locará tantos templos, capelas ou outros locais adequados ao serviço religioso, quantos necessários, conservando-os;
f) praticará a caridade cristã em suas variadas manifestações, mantendo ou subvencionando entidades ou instituições de serviço social;
g) incentivará a prática da mordomia cristã em todas as suas formas.


Título II - DOS MEMBROS, ASSEMBLÉIAS, DIREÇÃO, REPRESENTAÇÃO

Capítulo I - DOS MEMBROS

Art. 5º - São membros da congregação todos os cristãos que:
a) foram batizados;
b) foram instruídos devidamente nas doutrinas bíblicas, confessando-as publicamente;
c) aceitam incondicionalmente o presente estatuto, em especial o seu fundamento doutrinário;
d) praticam em sua vida a moral cristã, aceitando conselhos e admoestações fraternais;
e) comprometem-se a freqüentar os cultos e participar regularmente da Santa Ceia;
f) não se filiam a organizações anticristãs de qualquer natureza;
g) contribuem espontaneamente, segundo as suas posses, para a manutenção da congregação e do trabalho do reino de Deus em geral;
h) vindos de outras congregações irmãs, se apresentam com atestado de transferência e são aceitos em assembléia geral dos membros votantes;
§ 1º: São considerados membros votantes aqueles maiores de dezoito anos, que subscrevem o presente estatuto em sinal de acordo.
§ 2º: O pastor, estagiário e diáconos são membros votantes em função de seu cargo.

Art. 6º - A demissão ou exclusão dos membros ocorrerá quando da não observância deliberada do fundamento doutrinário da congregação ou negação continuada no cumprimento de suas obrigações como membro.

Capítulo II - DAS ASSEMBLÉIAS

Art. 7º - A assembléia geral dos membros votantes é o órgão deliberativo e legislativo da congregação e:
a) reúne-se 2 vezes ao ano em caráter ordinário, e em caráter extraordinário sempre que necessário:
b) será convocada pela diretoria ou por um quinto dos membros votantes, sempre com um mínimo de sete dias de antecedência, com anúncio verbal da ordem do dia em culto público, pelo pastor, ou em edital, pela diretoria;
c) aprovará, por maioria simples de votos, todas as propostas discutidas, sendo nulas de pleno direito as resoluções contrárias à Sagrada Escritura;
§ 1o: As resoluções relativas à escolha de pastor e seus auxiliares no ministério exigem unanimidade de voto;
§ 2o: As resoluções relativas à demissão e exclusão de membros, bem como à destituição da diretoria, exigem dois terços dos votos.
d) é válida em primeira convocação com mais da metade dos membros votantes presentes e, em segunda convocação, com mais de um terço dos membros votantes presentes.

Capítulo III - DA DIREÇÃO

Art. 8º - A direção da congregação será confiada a uma diretoria que:
a) será composta de um presidente, um vice-presidente, um secretário, um segundo secretário, um tesoureiro, um segundo tesoureiro e um Conselho Fiscal de 3 membros;
b) será assistida pelo pastor e pelo diretor da escola;
c) será eleita em assembléia geral ordinária para um mandato de 1 anos;
d) não será remunerada.

Capítulo IV - DA REPRESENTAÇÃO

Art. 9º - A congregação é representada ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente, pelo presidente, secretário e tesoureiro, em conjunto.

Título III - DA RESPONSABILIDADE, PATRIMÔNIO, CISÃO E DISSOLUÇÃO

Capítulo I - DA RESPONSABILIDADE

Art. 10º - A congregação é pessoa jurídica de direito privado e pertence à categoria das associações, e seus membros não são subsidiariamente responsáveis pelas obrigações contraídas pela congregação, que responde exclusivamente com o seu patrimônio.

Capítulo II - DO PATRIMÔNIO

Art. 11 - A congregação e as congregações filiais poderão ter o patrimônio escriturado em seu próprio nome desde que estejam organizadas juridicamente.
Parágrafo Único: No caso de uma congregação filial tornar-se independente, a congregação sede transmitirá a posse do patrimônio da filial que estiver no nome da sede, mediante escritura de doação.

Art. 12 - Em caso de cisão dentro da congregação, ficará o patrimônio exclusivamente com a parte que permanecer fiel à Igreja Evangélica Luterana do Brasil e a este estatuto.

Art. 13 - A congregação poderá dissolver-se por deliberação unânime de seus membros, passando o seu patrimônio à posse e propriedade da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, que ficará investida dos poderes para o processo de transferência.

Título IV - DO ESTATUTO

Capítulo I - DA REFORMA DO ESTATUTO

Art. 14 - O presente estatuto somente poderá ser reformado mediante proposta encaminhada à assembléia geral dos membros votantes, e será considerada aprovada quando houver o voto concorde de dois terços dos membros votantes presentes à assembléia.

Art. 15 - São irreformáveis os artigos (citar aqui os números dos artigos que tratam da fonte doutrinária, das finalidades, do destino do patrimônio, e o presente artigo, que trata dos artigos que são irreformáveis).

Nova Odessa, 20 de Agosto de 2012.
______________________________
Jean ...
RG n.
Presidente


* * * 


ATA DE ASSEMBLÉIA GERAL
DE FUNDAÇÃO


 Aos .......  dias do mês de ...........  de dois Mil e doze às dezenove horas em sua sede na Rua Aristeu Valente s/nº , Centro  nesta cidade de Nova Odessa Estado de São Paulo reuniram-se em assembléia geral para ORGANIZAÇÃO, RESTRUTURAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA PESSOA JURIDICA DE DIREITO PRIVADA SEM FINS ECONOMICO  a qual  tem sua existência de fato e não de direito  no muncipio de Nova Odessa cuja a data consta de vinte e um dia do mês de Maio de hum mil novecentos e cinquenta e um (21/05/1951) tendo como nome COMUNIDADE EVANGELICA LUTERANA DE NOVA ODESSA e seus fundadores na respectiva data, Carlos Briedis, Karlos Mesgravis, João Briedis, Antonio Briedis, Adolfo Ricardo Beckedorff, Victor Reiss,  Aifon Bruhn, Ernesto Augusto Heins, André Bruhn, Theodoro Augusto Reiss e Gustavo Mesgravis nesta mesma data foi constituído a primeira diretoria composta por; Gustavo Mesgravis presidente, Carlos Briedis vice presidente, Theodoro Augusto Reiss secretário, Karlos Mesgravis tesoureiro e Ernesto Augusto Reine pastor.  Apresentado o breve histórico dos fundadores, pela secretária ad hoc Claudia.... brasileira,estado civil....., profissão, portadora do RG nº....... SSP/SP e do CPF nº...... ,residente e domiciliada na Rua ......  nº ......, Bairro ..... na cidade de ............. /SP, estando presente as seguintes pessoas; ...... Jean..... , portador do RG nº....... SSP/SP e do CPF nº...... ,residente e domiciliado na Rua ......  nº ......, Bairro ..... na cidade de ............. /SP, Carlos .... , portador do RG nº....... SSP/SP e do CPF nº...... ,residente e domiciliado na Rua ......  nº ......, Bairro ..... na cidade de ............. /SP, Marilia.... , portador do RG nº....... SSP/SP e do CPF nº...... ,residente e domiciliado na Rua ......  nº ......, Bairro ..... na cidade de ............. /SP, Elsa... , portador do RG nº....... SSP/SP e do CPF nº...... ,residente e domiciliado na Rua ......  nº ......, Bairro ..... na cidade de ............. /SP, Elvira ..... , portador do RG nº....... SSP/SP e do CPF nº...... ,residente e domiciliado na Rua ......  nº ......, Bairro ..... na cidade de ............. /SP, Edson .... , portador do RG nº....... SSP/SP e do CPF nº...... ,residente e domiciliado na Rua ......  nº ......, Bairro ..... na cidade de ............. /SP, Rubin .... , portador do RG nº....... SSP/SP e do CPF nº...... ,residente e domiciliado na Rua ......  nº ......, Bairro ..... na cidade de ............. /SP, Gisele... , portador do RG nº....... SSP/SP e do CPF nº...... ,residente e domiciliado na Rua ......  nº ......, Bairro ..... na cidade de ............. /SP e Adriana ..... , portador do RG nº....... SSP/SP e do CPF nº...... ,residente e domiciliado na Rua ......  nº ......, Bairro ..... na cidade de ............. /SP.  foi aclamando para presidir a Assembleia o Jean...... acima devidamente qualificado que de imediato assumiu e convidou a mim Claudia ...  devidamente qualificada para secretariar. Iniciando os trabalhos, o Presidente solicitou que fosse lida a ordem do dia a ser debatida na assembléia geral, que era a seguinte: a) discussão e aprovação do nome da instituição religiosa; b)discussão e aprovação do estatuto social;  c) discussão e aprovação das eleições e posse  da diretoria; d) discussão e aprovação da sede e; e) discussão e aprovação do mandato inicio e termino e outros assuntos de interesse geral. Dando continuidade, o Presidente apresentou a ordem dos trabalhos a qual teve como inicio o nome da instituição que ora foi mantido,  COMUNIDADE EVANGELICA LUTERANA DE NOVA ODESSA, a qual  foi aprovada por unanimidade; apresentação do estatuto social o qual foi lido e debatido capitulo por capitulo sendo aprovado por unanimidade; as eleições e posse da diretoria aprovado por unanimidade quanto a sua duração anualmente; aprovado por unanimidade a sede da comunidade como sendo na Rua Aristeu Valente s/nº Bairro Centro nesta cidade de Nova Odessa/SP; aprovado por unanimidade o primeiro mandato letivo desta instituição tendo como inicio em  20 de Agosto de 2012 e o termino  em 20 de Agosto de 2013. aprovado por unanimidade, A seguir, o Presidente declarou fundada de fato e de direito a COMUNIDADE EVANGELICA LUTERANA DE NOVA ODESSA e procedeu-se à eleição da Primeira Diretoria cuja escolha, por aclamação, recaiu sobre os seguintes: presidente, JEAN..., acima devidamente qualificado, vice presidente, CARLOS ..., acima devidamente qualificado, Primeiro Tesoureiro ELSA.., acima devidamente qualificado, Segunda Tesoureira, ELVIRA, acima devidamente qualificada, Primeira Secretária CLAUDIA.., acima  devidamente qualificada, Segundo Secretário, MARILIA acima devidamente qualificado.  Os eleitos foram imediatamente empossados em seus respectivos cargos. Foi colocado pelo  Presidente a palavra à disposição de quem dela quisesse fazer uso, como ninguém se pronunciou, e nada mais havendo a tratar, o Presidente encerrou a presente assembléia geral de fundação e solicitou a mim, CLAUDIA.., Primeira Secretaria, que lavrasse a presente ata que vai por mim e o Presidente assinada.


____________________________________________
Primeira Secretaria
Presidente
RELAÇÃO DOS PRESENTES NA ASSEMBLEIA  DE FUNDAÇÃO  
JEAN



___________________________________________



01 – Jean..
02 – Carlos ..
03 – Claudia
04 – Marilia
05 – Elsa ...
06 – Elvira
07 -  Edson
08 – Rubin
09 – Gisele
10 – Adriana





_________________________________________
PRESIDENTE