Uma questão de prioridades


Um escriba aproximou-se de Jesus, impressionado com tudo aquilo que tinha visto e ouvido.  Vira um enfermo ficar imediatamente limpo de sua lepra;  ouvira que o criado do centurião que jazia em casa, de cama, paralítico, fora curado à distância;  e soubera que a sogra de Pedro, ardendo em febre, recuperara-se ao ser tocada por Jesus.  Daí, entusiasmado, falou:  “Mestre, estou pronto a segui-lo;  mas, permite-me ir primeiro sepultar meu pai.”  Desconhecemos o estado de saúde do idoso, porém, a resposta de Jesus foi incisiva:  “Deixe que os mortos sepultem os seus mortos.  Você vá e anuncie o reino de Deus”.  Uma questão de prioridades!

Estando Jesus em Betânia, na casa de Simão, o Leproso, uma mulher chegou com um frasco de alabastro, cheio de perfume de nardo puro, muito caro.  Quebrou o gargalo do frasco e derramou o perfume na cabeça de Jesus.  Alguns se indignaram com isso, pois consideraram um desperdício, já que tal valor poderia ter sido doado aos pobres.  Jesus novamente foi incisivo:  “Deixem essa mulher em paz!  Ela fez para mim uma coisa boa”.  O Mestre sempre se importou com os pobres e até criticou os afortunados que preferiam ostentar sua riqueza derramando muitas moedas no templo em detrimento de uma boa ação social aos menos favorecidos.  Todavia, naquele momento, era uma simples questão de prioridades.

Tecle "1" para apagar. Tecle "2" para repetir... As teclas correspondem às prioridades num atendimento telefônico, mas para falar com Deus não é preciso escolher uma tecla. É preciso orar.

Da mesma forma, foi uma questão de prioridades quando Judas escolheu entre Cristo e o dinheiro;  quando Pilatos preferiu ficar de bem com o povo em vez de seguir a justiça e a sua consciência;  quando o diácono Estevão prosseguiu corajosamente pregando a Palavra apesar da oposição dos judeus;  quando aquele fariseu foi atingido pelo poder do Espírito Santo às portas de Damasco, ocasionando uma verdadeira reviravolta na sua vida, de Saulo para Paulo.

Alguém disse que “a nossa vida não é tanto produto da nossa capacidade, como das nossas escolhas.”  A obra de Deus progride não tanto como resultado de atos heroicos, mas por pessoas que sabiamente determinam suas prioridades.  Certas decisões muitas vezes parecem de pouca importância, mas por fim têm o alcance da eternidade.

O início de mais um ano nos exige novos esforços e solicita o nosso tempo e dedicação.  No mundo há vários senhores a que podemos servir:  dinheiro, posição, conceitos, filosofias, políticas, coisas...  Ou, então, podemos escolher Cristo – o Caminho, Verdade e Vida. É uma questão de prioridades!  


- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº351