Entender... ?!

Marta, irmã de Maria e Lázaro, não podia entender como Jesus deixou morrer Lázaro, seu grande e fiel amigo, e questionou-o por que permitiu que a dor e o sofrimento despedaçassem seus corações, arrancando abruptamente de suas vidas a companhia desse tão querido irmão a quem elas tanto amavam. E diante disso tudo, Jesus apenas respondeu: "Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?"

Vocês não podem entender, mas eu não lhes disse que "se crerem, VERÃO?"


"Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus?"


Abraão não podia entender por que Deus pediu o sacrifício de seu filho Isaque, mas confiou e VIU a glória de Deus na restituição dele ao seu convívio.

Jacó não podia entender por que seu filho mais novo foi repentinamente arrancado da família, mas por fim VIU a glória de Deus quando contemplou o rosto daquele filho como governador a serviço de um poderoso rei e como preservador da sua própria vida e de uma grande nação.

José não podia entender a crueldade de seus irmãos, a falsa acusação de uma mulher desleal e os anos passados injustamente num cárcere; mas confiou e por fim VIU a glória de Deus em tudo que acontecera.

Moisés não conseguiu entender por que Deus o reteve incógnito em Midiã por 40 anos, mas confiou e VIU a glória de Deus quando o Senhor o chamou para ser o libertador do povo de Israel da escravidão egípcia e seu guia rumo à Nova Terra.

E poderíamos prosseguir citando inúmeros outros exemplos conhecidos na história bíblica, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Mas creio que esses já nos fazem refletir bastante e nos induzem a examinar nossa fé, não podendo ainda compreender o por que do ocorrido lá em Santa Maria/RS, tragédia essa que fez e continua fazendo chorar o Brasil inteiro.

Com certeza e, principalmente, todos os que pranteiam a morte de um filho ou filha, parente ou amigo, acontecida nesse estúpido incêndio, certamente não estão conseguindo entender por que foram desmantelados tão prematuramente os planos de seus filhos e parentes.

Porém, eles, eu, você, não temos que entender todos os caminhos de Deus e as maneiras como Ele dirige a vida de cada um. Nem podemos! E Deus não espera que entendamos tudo. Os pais não esperam que os seus filhinhos entendam tudo, mas, desejam que eles apenas confiem neles.

Então, continuemos orando fervorosamente em favor de todos os familiares enlutados para que Deus os fortaleça na fé, os conforte na dor, e os abrace com amor nessa profunda angústia da ausência do ente querido. E oremos também para que um dia estes pais e mães, irmãos e amigos, também possam VER a glória de Deus nas coisas que agora não estão entendendo.

Deus os abençoe!

- Pastor Alaor

Publicado originalmente em www.facebook.com/alaor.dossantos no dia 28 de janeiro de 2013