Qual é a sua opção?

Diariamente nos deparamos com opções, até mesmo quando pesquisamos na Internet o caminho para chegarmos a uma igreja.
Diariamente nos deparamos com opções, até mesmo quando pesquisamos na Internet o caminho para chegarmos a uma igreja.

Fazer uma opção não é fácil.  Pois, optar significa também desistir de algo.  Assim aconteceu na época de Josué.  Após a morte de Moisés, foi Josué que liderou o povo de Israel rumo à Terra Prometida.  E os israelitas viveram na terra de Canaã muitos anos em paz.  Mas, nessa nova terra existiam povos com culturas diferentes.  E eles tinham também os seus deuses.  O povo de Israel não ficou imune a isso.  Muitos daqueles que contraíram núpcias com um cônjuge idólatra, abandonaram o seu Deus e acabaram também seguindo a deuses pagãos.

Josué sente que os seus dias de vida estão chegando ao fim.  Antes, porém, de entregar o seu mandato, deseja fazer alguns acertos radicais.  Então, reúne o povo e coloca diante dele uma séria decisão.  Ou eles se decidiam pelo Deus que os havia livrado da escravidão egípcia, ou pelos deuses daquela terra, que prometiam prosperidade em troca de sacrifícios.  De um lado estava o Senhor Deus da liberdade e da solidariedade;  do outro, os deuses das promessas vazias de felicidade instantânea.

Após as manifestações prós e contra, Josué deixa o povo diante da decisão mais séria de sua vida.  Os israelitas estão livres para escolher e as consequências de cada opção são conhecidas.  E de imediato Josué dá o seu testemunho pessoal, dizendo:  “Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor.”  Sentindo firmeza no exemplo de seu líder, o povo responde:  “Nós também serviremos o Senhor, pois ele é o nosso Deus.”  Josué alerta para o perigo de uma confissão precipitada.  Mas o povo reafirma a opção feita, dizendo:  “Serviremos o Senhor, nosso Deus, e obedeceremos aos seus mandamentos.”  (Js. 24).

A opção pelo Senhor Deus não significa vida fácil.  Basta lembrar-se de como os cristãos já foram perseguidos e como em certos ambientes são discriminados ainda hoje.  Porém, nem por isso deixam de servir ao Senhor, pois estão cientes do imenso valor de sua escolha.

Qual é a sua opção?


- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº354

Ler mensagem anterior