Tenha pena de mim

Por que as pessoas são tão arredias em seguir os ensinamentos de Jesus? Por que tantos param tão depressa no caminho que leva para Deus? Por que muitos se desviam e desanimam na fé?

A resposta é simples. Não estão convencidos de sua situação de pecadores. Não aceitam a enfermidade de sua alma. Não admitem a corrupção e maldade em seu coração. Pois, quando o homem chega a ter a correta convicção de suas culpas e a reconhecê-las tais quais são, bem como as suas consequências, certamente não descansará enquanto não sentir o perdão e a paz em Jesus Cristo.

A condição do cego Bartimeu era digna de piedade. O seu cotidiano restringia-se a permanecer esmolando na saída da cidade de Jericó. Num certo dia, ouviu o rumor de numerosa multidão e foi informado que era Jesus de Nazaré que estava passando. Bartimeu encheu-se de esperança e pôs-se a clamar: “Jesus, Filho de Davi, tenha pena de mim!” A multidão o repreendeu pela ousadia. Mas, Jesus interveio em seu favor e o curou, afirmando-lhe: “Vá, você está curado porque teve fé!”

"Cristo Curando o Homem Cego" - óleo sobre madeira de Eustache Le Sueur (1616–1655) . Imagem de domínio público.
"Cristo Curando o Homem Cego" 

É possível que você sofra alguma deficiência física ou esteja enfrentando uma enfermidade que o limite nas tarefas diárias e que lhe causam dores quase insuportáveis. Saiba, porém, que por mais difícil que seja a situação, ela não é a pior. A pior deficiência e a mais grave doença é aquela que nos cega para Deus e nos impede de Sua comunhão. E para isso, a medicina humana não tem remédio!

A Bíblia afirma que todos são pecadores e necessitam da graça divina. Isso significa que todas as pessoas encontram-se numa situação semelhante a de Bartimeu. Este era o seu nome, mas, bem poderia ser o nome de qualquer um de nós. O cego de Jericó é cada humilde, oprimido e necessitado que grita por socorro. É cada pecador que reconhece seus erros e que deposita sua fé e esperança neste Jesus que voluntariamente foi em direção a Jerusalém, onde se sacrificou na cruz para conquistar perdão, vida e salvação aos que, com fé, lhe pedirem: “Jesus, tenha pena de mim!”


- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº358