Um ano melhor

"A figueira no parreiral" - imagem criada por Jean Tosetto especialmente para esta mensagem.

“Certo homem tinha uma figueira na sua plantação de uvas. E, quando foi procurar figos, não encontrou nenhum. Aí disse ao homem que tomava conta da plantação: - “Olhe! Já faz três anos seguidos que venho buscar figos nessa figueira e não encontro nenhum. Corte esta figueira! Por que deixá-la continuar tirando a força da terra sem produzir?” – Mas o empregado respondeu: - “Patrão, deixe a figueira ficar mais este ano. Eu vou afofar a terra em volta dela e pôr bastante adubo. Se no ano que vem ela der figos, muito bem. Se não der, então mandarei cortá-la.” – Esta parábola contada por Jesus em Lucas 13.6-9 lembra-nos o novo ano. A expectativa do Salvador evidencia-se nestas palavras: “...venho buscar figos nesta figueira” e o seu grande desapontamento manifesta-se ao dizer: “e não encontro nenhum”.

É difícil avaliarmos o valor real do nosso trabalho realizado no último ano. Mas Deus não nos julga durante um período como fez à figueira. As condições do trabalho podem variar e impedir a mesma colheita do ano anterior. Porém, é agradável a Deus que demos fruto, e devemos semear a Palavra esperando resultados. E certamente ficaremos desapontados quando os investimentos feitos não surtirem efeitos. Eis o julgamento da figueira: “Por que deixá-la continuar... sem produzir?” E a sentença: “Corte esta figueira!”.

Há um julgamento derradeiro para o cristão sem frutos. Não é pronunciado no primeiro ano, talvez nem no segundo ano ou na próxima década. No entanto, sempre que encontramos desculpas para as nossas falhas, erros, negligência e infidelidade nos aproximamos do julgamento e do veredito finais.

O empregado corajosamente intercedeu a favor da figueira: “Deixe-a mais este ano...”. Também a cada um de um nós é dada esta extensão. Temos 365 dias à nossa frente. Então, com o auxílio e o poder de Deus Espírito Santo, procuremos produzir mais frutos espirituais (Gl.5.22,23). Conseguiremos isso, aprofundando a nossa vida devocional, fortalecendo nossa fé pela Palavra e Sacramento do Altar, frequentando os cultos e a Santa Ceia, aprimorando nossas relações com o próximo e praticando uma boa mordomia dos bens e talentos que Deus nos deu.

Que o Senhor nosso Deus nos ajude a produzir frutos dignos de arrependimento. E assim contribuiremos para fazer deste ano UM ANO MELHOR.

- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº 395