Dia do Amigo

Pericope Adulterae. Por Nicolas Poussin (1653), no Louvre, em Paris. The Yorck Project: 10.000 Meisterwerke der Malerei. DVD-ROM, 2002. ISBN 3936122202. Distributed by DIRECTMEDIA Publishing GmbH.
Quem era o único amigo da pecadora neste julgamento em praça pública?

O “Dia do Amigo” é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No Brasil, Uruguai e Argentina, a data mais difundida para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua em 1969. Foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, que enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis. Então, por que não lutar pela amizade entre os povos e fomentar a cultura da paz no mundo?!

Imbuídos do sentimento que a data nos propõe, vamos refletir sobre Aquele que é o nosso verdadeiro e maior Amigo. Foi Dele esta afirmação registrada no Evangelho de João, capítulo 15, verso 13: “Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles.”

Como definir amigo? É difícil. Diz uma música que amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito. Salomão, no livro bíblico de Provérbios, diz: “O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão”(17.17). Mais adiante afirma: “Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão” (18.24). E ainda aconselha: “Não abandone o seu amigo, nem o amigo do seu pai” (27.10).

Sabemos que a base de uma amizade é a identificação de um com o outro. Amigo é aquele que nos oferece o ombro, nos estende a mão, nos ouve com mente aberta, nos corrige com sabedoria, nos exorta com amor, nos consola nas derrotas e se entusiasma com nossas conquistas. Alguém deve estar pensando: Amigos assim, se há, são raros. É verdade!

Mas, existe UM amigo perfeito que deseja estabelecer conosco laços de união que vão além do tempo e do espaço: JESUS! Ninguém tem maior amor por nós do que ele. E a sua maior prova de amizade foi dar a sua própria vida em favor de nós, libertando-nos do mal e graciosamente nos oferecendo perdão e salvação. A amizade do mundo é passageira, mas a de Jesus é eterna. Seja amigo dele e mostre-lhe esta amizade vivendo de conformidade com a Sua Palavra.

- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº 400