O ódio

O ódio - mensagem para refletir


“Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados:  Não mate. Quem matar será julgado. Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado.”  Mt.5.21,22ª

O ÓDIO

A amizade é uma das maiores riquezas e quem coleciona amigos é sábio. A propósito, Salomão, no Livro de Provérbios, capítulo 18, versículo 24, afirma:  “Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão.”

O ideal divino é que haja harmonia e paz nos relacionamentos interpessoais.  Entretanto, até em ambientes propícios a tranquilidade e paz, surgem inimizades. Mesmo nas igrejas há pessoas com relacionamentos rompidos e o pior ainda é que destes nem todos procuram praticar o ensinamento de Jesus, exposto no Sermão do Monte:  “Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados:  Não mate. Quem matar será julgado. Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado.”

A Lei de Deus, que foi entregue a Moisés, proibia o ato de assassinar.  O homicídio era severamente condenado por Deus. Jesus agora coloca um novo foco acerca do homicídio, demonstrando que tal crime é possível ocorrer através da mais simples ofensa ao semelhante. O Salvador ensina que o ódio é a raiz do pecado contra a vida humana e pode levar alguém à prática do assassinato. Jesus amplia a aplicação da proibição indo além do ato de tirar a vida física de uma pessoa. Matamos o próximo não só quando excluímos da convivência de seus familiares e amigos, tirando-lhe a vida.  Mas, mesmo quando o deixamos vivos para os outros, o matamos para nós mesmos com nossas palavras, atitudes, iras, rancores, antipatia, repulsa, aversão, inimizades, insultos, desprezo e humilhação.

Estes comportamentos contrários aos ensinos do Mestre geram conflitos, destroem relacionamentos humanos e constituem-se obstáculos à vida de culto, oração e testemunho cristão.  E, segundo Jesus, só há um tratamento para se ajustar relacionamentos quebrados:  a reconciliação. Pois onde há amor e perdão, ali também haverá amizade, paz, união, respeito e solidariedade.

Oração:  Ó Deus Eterno, livra nosso coração de qualquer sentimento de ira, raiva e ódio.  E se porventura fraquejarmos, perdoa-nos, corrige-nos e ensina-nos a andarmos em conformidade com a tua vontade. Por amor de Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.

- Pastor Alaor Güths dos Santos

Publicado originalmente em "Cinco Minutos Com Jesus" - CMCJ – No. 14.289 – 2ª. Feira - 11 de julho de 2016  -  Mt. 5.21-26