Esperança e Desejo

Viver é bom, mas um viver disciplinado é o que se pode classificar de bom viver.  No Livro Bíblico de Provérbios há lições preciosas sobre os contrastes na conduta, abrangendo todos os contornos da vida.  E um dos muitos alertas que o rei Salomão deixou é esse:  “A esperança adiada faz o coração ficar doente, mas o desejo realizado enche o coração de vida”. [Pv. 13.12]

O efeito de algo ansiosamente esperado e não alcançado é o desgosto, e causa doenças.  Ao passo que o desejo satisfeito é um bom sabor na vida.  A tranquilidade do coração é saúde, e esta vem de deveres cumpridos e desejos conquistados.  Porém, num mundo competitivo em que vivemos, dificilmente as pessoas estão contentes com o que têm, e prosseguem alimentando desejos muitas vezes inatingíveis.  Isso afeta não só a sua qualidade de vida como, igualmente, a sua tranquilidade de espírito.

Possivelmente, a maioria das pessoas conhece o amargo sabor de uma esperança frustrada e também o doce paladar de um desejo alcançado.  E a atitude de cada um perante qualquer uma destas situações, vai depender muito de como se encara a vida.  Quem for escravo das coisas materiais, por exemplo, certamente sofrerá bastante e poderá até adoecer, se as coisas que desejar obter, não se confirmarem.

Pessoas desapegadas de bens materiais conseguem extrair dos pequenos mimos as grandes lembranças.  O sabor de uma doce surpresa está na atitude, mais do que no presente em si. (Foto: Jean Tosetto)
Pessoas desapegadas de bens materiais conseguem extrair dos pequenos mimos as grandes lembranças.  O sabor de uma doce surpresa está na atitude, mais do que no presente em si.

Embora que o texto de Provérbios não se refere a um mandamento divino específico, ele contém alguma relação da vida com Deus e com os deveres de cada pessoa consigo mesma.  Deus certamente coroará de bênçãos as esperanças honestas e os desejos corretos, desde que estes procedam de um coração regenerado em Cristo e contribuam para o engrandecimento do nome do Senhor, para o bem do semelhante e para benefício da própria pessoa.

A maior felicidade vem da segurança da vida com Deus.  Pois nele, temos a esperança da vida eterna, garantida em Cristo Jesus, por sua morte e ressurreição.  Pela fé, este desejo de perdão e salvação, há de encher o nosso coração de vida.  E com o apóstolo Paulo haveremos de dizer:  “Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação.” Fp. 4.11.

- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº356