Uma criança diferente?!

Para muitos que só se preocupam com os “3 Ps”: Postais, Perus e Panetones – não é. Mas para os que procuram celebrar o Advento e o Natal conforme o seu significado real, sim, este Menino é uma criança diferente!

Escultura anônima sobre o Menino Jesus.


Deus considerou-o tremendamente importante e revelou-o não só a um dos biógrafos de seu Filho, mas a dois. O evangelista Lucas nos informa que a notícia da milagrosa gravidez de Maria foi anunciada por um anjo: “Você ficará grávida, dará à luz um filho”, Lc.1.31. A jovem respondeu: “Isso não é possível, pois eu sou virgem!”, Lc.1.34. Daí o anjo esclareceu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus”, Lc.1.35.

Já o evangelista Mateus não faz rodeios e diz: “... Maria ia se casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo”, Mt.1.18. José era um homem que sempre agia com honestidade e o anjo, então, explicou-lhe: “José, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de JESUS, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles”, Mt.1.20,21.

Só um Emanuel sem pecado poderia tirar os pecados do mundo. Qualquer criança nascida naturalmente de pais humanos traria consigo o pecado. Para contornar isso, extraordinariamente, Deus modificou o processo.

O coral dos anjos identificou o Pai do Menino de Belém, ao cantar: “Glória a Deus nas maiores alturas do céu!”, Lc.2.14. É uma criança diferente! É o Deus conosco! “Porquanto, nele habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade”, Cl.2.9.

Nesta quadra do Advento e no Natal, proclamemos: ... Eis o Cordeiro Deus! ... Eis o Salvador do mundo! ... Eis o nosso amado Senhor e único Rei!

- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº372