Cicatrizes do sofrimento

Quem passou a infância no campo certamente carrega alguma cicatriz por causa de uma tentativa de passar pelos arames farpados das cercas dos pastos verdejantes. (foto: Jean Tosetto)
Quem passou a infância no campo certamente carrega alguma cicatriz por causa de uma tentativa de passar pelos arames farpados das cercas dos pastos verdejantes.

“O Senhor é o meu pastor: nada me faltará”, Sl.23.1. O autor do Salmo 23 está bem qualificado para falar do Senhor como seu Pastor, pois não é outro senão o próprio rei Davi, o qual conhecia muito bem, desde a juventude, os pastos e campos de Judá. Guardando o vulnerável rebanho de ovelhas, Davi reconheceu como era semelhante o tratamento que ele recebeu de seu Deus. Enquanto Davi passava por vales escuros e lutava contra lobos ferozes, lembrava-se da proteção que o Senhor Deus lhe dava.

As ovelhas não mudaram, as pessoas não mudaram, e o Senhor não mudou. Ele ainda acena e diz àqueles que estão ansiosos e preocupados com os cuidados da vida: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso”, (Mt.11.28).

Está alguém necessitado de descanso e refrigério? Pois o bom Pastor Jesus está esperando para levá-lo aos pastos verdes e às águas tranquilas. E quando isso acontece, bondade, misericórdia e alegria não ficam longe.

Talvez você venha enfrentando um período difícil na vida. Quem sabe a perda de um ente querido, dificuldades no relacionamento familiar, ou uma grave doença. Surge-lhe então a pergunta: Onde está Deus? E agoniado pela incerteza do amanhã, chega a pensar que Deus não se interessa por você, e fica tentado a renunciar à ideia de que Ele é bondoso.

Pois, então, quero reanimá-lo na certeza de que Deus é o socorro bem presente em qualquer tribulação. Mesmo que não entendamos o porque de nossa angústia e sofrimento, precisamos reconhecer que, enquanto vivermos nesse vale de lágrimas, estamos sujeitos ao pecado e às suas consequências. É importante, por isso, buscar resposta na cruz de Jesus. Nela Cristo foi morto por amor a nós, para nos dar consolo e uma nova perspectiva em meio as atribulações. E, confiando assim em Deus, concluiremos com Davi: “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz descansar em pastos verdes e me leva a águas tranquilas”.

Diz-se que Deus procurará em nós nem medalhas, nem diplomas e nem títulos, mas cicatrizes! Que medalhas de honra mais nobres pode um filho de Deus desejar, do que as cicatrizes do sofrimento e da dor, vencidos na fé em Cristo Jesus?!

- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº371