Você tem tudo?

Não é o que você é, o que você tem, onde está ou o que faz, que determinará a sua felicidade. Mas o que você pensa sobre isto

Certo dia, um pai de família, famoso e rico empresário, convidou seu filho para viajar até um lugarejo com o propósito de mostrar o quanto as pessoas podem ser pobres. Seu objetivo era convencer o filho da necessidade de valorizar os bens materiais que possuía e o prestígio social, pois o pai queria incutir desde cedo estes valores para seu herdeiro. Eles ficaram um dia e uma noite numa pequena casa de barro, de um morador da fazenda do seu primo.

Quando retornaram da viagem, o pai perguntou ao filho: - “E aí, meu filho, como foi a viagem para você?” - “Muito boa, papai!”, foi a resposta. – “Você viu a diferença entre viver com riqueza e viver na pobreza?”, indagou o pai. – “Sim, pai!”, retrucou o filho, pensativamente. – “E o que você aprendeu com tudo o que viu lá naquele lugar tão paupérrimo?” - O menino respondeu: “É pai, eu vi que nós temos só um cachorro em casa e eles têm quatro. Nós temos uma piscina que ocupa o meio do jardim, eles têm um riacho que não tem fim. Nós temos uma varanda coberta e iluminada com lâmpadas de Led e eles têm as estrelas e a lua no céu. Nosso quintal vai até o portão de entrada e eles têm uma floresta inteirinha. Nós temos alguns canários numa gaiola, eles têm todas as aves que a natureza pode oferecer-lhes, soltas. E além do mais, papai, observei que eles oram a Deus antes das refeições, enquanto que nós em casa sentamos à mesa falando de negócios, lucros, eventos sociais, daí comemos, empurramos o prato e pronto. No quarto onde fui dormir com o primo, passei vergonha, pois eu não sabia nenhuma oração, enquanto que ele se ajoelhou e agradeceu a Deus por tudo, inclusive pela nossa visita na casa deles. Lá em casa vamos ao quarto, deitamos e dormimos, sem sequer nos despedirmos. Outra coisa, papai, dormi na rede do primo, enquanto que ele dormiu no chão, pois não havia uma rede para cada um de nós. Na nossa casa colocamos a nossa empregada para dormir naquele quarto onde guardamos entulhos, sem nenhum conforto, apesar de termos camas macias e cheirosas sobrando.”

Conforme o menino foi falando, seu pai ficava cada vez mais chocado, sem graça e totalmente envergonhado. O seu filho na sua sábia ingenuidade e no seu brilhante desabafo, levantou-se, abraçou o pai e ainda acrescentou: - “Obrigado, papai, por me haver mostrado o quanto nós somos POBRES!”

Essa história nos faz lembrar palavras de Jesus no seu Sermão do Monte, quando o Salvador ensinou sobre a verdadeira felicidade: “Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres... Felizes as pessoas humildes... Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros...” (Mt. 5.1ss).

Não é o que você é, o que você tem, onde está ou o que faz, que determinará a sua felicidade. Mas o que você pensa sobre isto! Tudo o que você tem, depende da maneira como você olha e da maneira como você valoriza. Se você tem a fé no perdão e salvação que Cristo lhe oferece, amor a Deus e ao próximo, e sobrevive nesta vida com dignidade, retidão e humildade, tendo atitudes positivas, partilhando com benevolência seus dons e talentos, então... VOCÊ TEM TUDO!

- Pastor Alaor Güths dos Santos

Publicado originalmente no boletim "Notícia e Informações da Igreja Luterana de Moema" nº12 em agosto de 2018.