A mesa de presentes arrecadados entre os luteranos de Nova Odessa e região. |
No sábado, dia 15 de dezembro de 2018, a comunidade luterana de Nova Odessa se reuniu para mais um culto de louvor ao Senhor. Porém, desta vez, a programação no templo foi estendida para um jantar de ação de graças, cujo ingresso era uma doação de presente natalino, que poderia ser um brinquedo, um livro, uma roupa, entre outras opções que usualmente escolhemos para presentar quem a gente já conhece.
A diferença é que o presente seria dado para alguém desconhecido: um membro de alguma família hospedada no Instituto Ingo Hoffmann no Distrito de Barão Geraldo em Campinas. Estas famílias possuem em comum uma criança sendo tratada no Centro Infantil Boldrini, que combate o câncer e doenças do sangue. Em geral são famílias sem condições de pagar aluguel em Campinas para acompanhar pacientes tão especiais. São pessoas que vem do Brasil inteiro nestas condições.
Além das doações, cada um deveria trazer também alguma bebida para consumo próprio. Já as pizzas seriam pagas diretamente pelo caixa da Igreja Evangélica Luterana de Nova Odessa. Num estimativa superficial, acredita-se que o valor das doações somadas tenha superado em mais de oito vezes os custos da promoção do evento.
Um carro utilitário teve seu bagageiro e banco traseiro lotado de pacotes e embrulhos. No dia seguinte, numa manhã de domingo ensolarada, o veículo estacionou na portaria do Instituto Ingo Hoffmann, fundado em 2005 pelo maior vendedor do automobilismo em pistas brasileiras - o próprio Ingo Hoffmann, doze vezes campeão da Stock Car.
De acordo com o site Terceiro Tempo, as instalações do Instituto Ingo Hoffmann contam com "30 chalés, divididos em 10 vilas, construídos em um terreno cedido pelo Boldrini com mais de 6000m², localizado ao lado do edifício da Radioterapia do hospital, em Campinas/SP. Além das acomodações, o local possui sala de aula, brinquedoteca, biblioteca, refeitório, lavanderia e um quiosque para cursos temporários de culinária e para lazer dos abrigados".
Este é o terceiro evento beneficente promovido pela Igreja Evangélica Luterana de Nova Odessa: o primeiro ocorreu no fim do segundo semestre de 2017 e reuniu doações para o Centro Infantil Boldrini. Já ao término do primeiro semestre de 2018, a noite da pizza arrecadou fundos para a reconstrução da Igreja Martin Luther, seriamente danificada com o desmoronamento provocado por um grande incêndio num edifício público ocupado irregularmente no centro de São Paulo.
Agradecemos a todos que prestigiaram esta iniciativa e deixamos o convite aberto para quem desejar colaborar nas próximas edições dos jantares beneficentes dos luteranos em Nova Odessa, cuja programação cultos está disponível aqui.
Este forno aquece pizzas e corações. |
Jean e Edinho: os pizzaiolos da ocasião. |
O salão comunitário da igreja ficou repleto de amigos no início da noite de sábado. |
A Palio Weekend Adventure abre mão da aventura no fim de semana para servir a uma ação social. |
O voluntário João recebe as doações para o Instituto Ingo Hoffmann. |