"A Jornada de Abraão de Ur para Canaan" (1850): pintura de József Molnár (1821–1899) pertencente ao acervo da Magyar Nemzeti Galéria em Budapeste, Hungria. |
A missão de Deus começa com o “vá” para Abrão em Gn 12.1:
“Certo dia o Senhor Deus disse a Abrão: — Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei.”
Depois Deus disse a Jonas duas vezes:
“Certo dia, o Senhor Deus disse a Jonas, filho de Amitai: — Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e grite contra ela, porque a maldade daquela gente chegou aos meus ouvidos.”
Cristo também comissionou setenta e dois para a missão:
“Depois disso o Senhor escolheu mais setenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir.”
E, por fim, a grande comissão:
“Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”
A missão começa no coração de Deus e expressa o seu grande desejo de salvar o mundo. A Palavra de Deus deixa claro que Deus deseja que todos tenham o conhecimento da verdade (2Tm 2.4).
A verdade é que, em Cristo, já vivemos a Nova Criação. Em Cristo somos perdoados, redimidos e salvos da condenação eterna. O que percebemos claramente é que desde o início Deus vem demonstrar o seu amor incondicional a nós, mesmo sendo nós tão pecadores.
Desde o anúncio de um Salvador a Adão e Eva, até a promessa do retorno de Cristo em Apocalipse, percebemos que é Deus agindo com o seu plano de salvar e restaurar toda a criação.
Deus não está sendo lento com a sua promessa, mas está sendo paciente para conosco, não querendo que pessoas se percam, mas que todos cheguem à plena verdade a respeito dos céus (2Pe 3.9).
O desejo de Deus é que o dia do Julgamento não seja um dia de terror e desespero, mas de alegria e agradecimento, quando todas as línguas vão poder “declarar abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai” (Fp 2.11).
A missão irá terminar como começou – no coração de Deus.
Amém.
Pastor Matheus Schmidt
(11) 99551-5161
matheuschmidt@hotmail.com
Publicado originalmente no boletim "Informativo Concórdia" nº23 em agosto de 2019.
Ver mensagem anterior