A capela luterana de Nova Odessa/SP, onde os cultos se realizaram entre 1951 e 1972. |
Em fins de 1905 a família de Janis Mezgrawis decidiu migrar para o Brasil. E praticamente todas as famílias que emigraram da Letônia em 1906 eram luteranas. Daí que o início do luteranismo em Nova Odessa está ligado a esta família, mesmo sem um templo religioso.
De 1907 a 1932 foi Janis Mezgrawis que cuidou dos assuntos da Igreja Luterana. Tornou-se o líder do grupo, ensinando não só a doutrina luterana, como também a música sacra e o canto folclórico leto. A Mocidade Luterana foi criada entre 1915 e 1916 por Janis Kudrin e reunia-se no sítio dos Briedis. Coube também a Janis Mezgrawis fazer batizados, enterros e cultos, na ausência do pastor luterano.
Em 1931 a Comunidade de Nova Odessa solicitou um pastor da Letônia, mas não foi atendida. Janis Mezgrawis faleceu em 1932 e a igreja passou a ser dirigida por Carlos Briedis, sempre assistido por Thedoro Mezgrawis. Escreveram uma carta à Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), dada a necessidade da vinda de um pastor, uma vez que o pastor Köller de Rio Claro/SP, que esporadicamente vinha assisti-los, veio a falecer.
Em novembro de 1932 receberam a visita do pastor Rodolfo Hasse, do Rio de Janeiro. De 1934 a 1939 foram atendidos pelo pastor Otto Goerl da Comunidade Concórdia de São Paulo/SP e a partir de 1940 a Comunidade de Nova Odessa recebeu assistência pastoral do Reverendo Ernesto Augusto Heine, realizando cultos na casa hospitaleira no sítio da família Calos Mezgrawis.
Em 15 de abril de 1951, graças aos esforços dos membros e, especialmente, das famílias Briedis, Mezgrawis, Reiss, Bruhn e outras foi inaugurada a primeira capela luterana em Nova Odessa. Os cultos eram realizados alternadamente pelo Pastor Heine e pelo Pastor Jekabs Mekss, que chegara em São Paulo em julho de 1951, vindo da Letônia para oficiar cultos em leto.
Em 1972 este imóvel foi vendido e, então, num amplo e bem localizado terreno doado por Anna Bruhn e filhos, foi construído um belo templo, moderno e agradável, sob o esforço e dedicação de André Bruhn e outros, em cujo local a Comunidade mantém sua sede até hoje. O Pastor Mekss aposentou-se e mudou-se para os Estados Unidos.
Em 25 de abril de 1990 a Comunidade Evangélica Luterana de Nova Odessa filiou-se oficialmente à IELB e continuou recebendo assistência espiritual dos pastores da CEL Concórdia de São Paulo/SP. O pastor Ernesto Augusto Heine atendeu mensalmente essa Comunidade até fins dos anos de 1990, já então com o auxílio do pastor Alaor Güths dos Santos.
Hoje são realizados dois cultos ao mês e em virtude da distância entre a Capital e Nova Odessa, torna-se difícil um trabalho mais intenso e desafiador. Urge a presença de um pastor residente! Atualmente, cerca de 40 famílias ativas, com sede da Palavra e dispostas para o serviço aguardam, ansiosamente, a presença de um Pastor da IELB junto dela e preparam-se para recebê-lo bem.
Pastor Alaor – Novembro 2023
Veja também: