O mutirão da limpeza em 2003

A comunidade reunida
Em junho de 2003 a comunidade evangélica de Nova Odessa deu um importante passo para remodelar seu conjunto arquitetônico. Naquele período ocorreu o início de uma grande reforma no salão de eventos, que antes contava com telhas francesas cobrindo uma estrutura de tesouras e pilares de eucaliptos não regularizados, ou seja, no formato bruto como foram extraídos de seu local de origem.

Dona Ana dá o exemploEssa configuração foi substituída por colunas robustas de concreto armado e tesouras de peroba vermelha tratadas em serralheria, cobertas com telhas italianas do tipo capa e canal. A antiga cozinha, onde eram preparadas as feijoadas anuais, deu lugar a novos sanitários - inclusive para deficientes físicos.

Uma das etapas iniciais deste processo não contou com pedreiros e serventes, ou sequer jardineiros. Foi um mutirão de limpeza organizado e executado pelos próprios membros da comunidade: jovens, adultos e os mais experientes, como a Dona Ana na foto ao lado. Todos participaram.

Neste dia, entulhos foram recolhidos, galhos foram cortados e até árvores exóticas de pequeno porte - que prejudicavam o desenvolvimento de outras - foram retiradas. O gramado se viu livre das folhas e a laje impermeabilizada junto à lateral do templo foi lavada. Enfim, um dia produtivo de trabalho em equipe, que ficou na memória de quem teve a oportunidade de colaborar.