Alegria de viver


Voz de Danielle Licari para o clássico "Jesu, Joy Of Man's Desiring" de Johann Sebastian Bach.

Com o nascimento de Jesus, há mais de vinte séculos atrás, uma incomparável esperança desceu sobre a humanidade e comunicou-lhe a alegria de viver. Lá nas campinas de Belém da Judéia, os pastores cuidavam do seu rebanho de ovelhas, quando a glória do Senhor os cercou e o anjo celestial lhes anunciou: Estou aqui para trazer uma boa notícia para vocês e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo. (Lc.2.10).

O mundo de então necessitava de Luz. O brado dos profetas tinha cessado. Há cerca de quatrocentos anos a voz da profecia silenciara. Agora Deus resolve revelar concretamente a solução que Ele já prometera lá no Gênesis: o Filho ofereceu-se, voluntariamente, para salvar a humanidade.

Ao longo do Antigo Testamento é apresentado o retrato de Jesus. Cada livro destaca suas características, mas era necessário que saísse da imagem simbólica e víssemos a Sua glória. Então, realizou-se o milagre da encarnação. Quando chegou o tempo certo, Deus enviou o seu próprio Filho, que veio como filho de mãe humana e viveu debaixo da lei.” (Gl.4.4).

Jesus nasceu, cresceu, ajudou os pais, curou enfermos, ressuscitou mortos. Se tudo ficasse dentro do contexto profético e histórico, o Cristianismo seria mais uma entre tantas outras religiões. Mas, há uma diferença. Jesus prometeu-nos a habitação em plenitude do Espírito Santo. Eu pedirei ao Pai e ele lhes dará outro Auxiliador, o Espírito da verdade, para ficar com vocês para sempre... ele viverá em vocês.” (Jo. 14.16,17). E assim, o rumo da humanidade sofreu alteração. A possibilidade de caos geral foi mudada em salvação, segurança, perdão, paz e descanso da alma.

Neste mundo de mudanças drásticas, conforta-nos saber que podemos contar com o apoio do Emanuel – o Deus conosco! Não é sem razão que o gênio da música sacra, Bach, ao estudar os evangelhos, inspirou-se e compôs a sua célebre obra: “Jesus, Alegria dos Homens!

Logo celebraremos mais um Advento e mais um Natal. Que tais festejos possam acontecer com imensa alegria de viver COM e POR Jesus!

- Pastor Alaor


Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº305