Declaração assinada pelo ministro das relações exteriores da Letônia, Maris Riekstins. Clique na imagem para ampliar.
Hilda Peruzzi escreve ao site luterno.com em 03 de fevereiro de 2009:
"No dia 18 de novembro de 2008 participei da cerimônia da comemoração da independência da Letônia, na Prefeitura de Nova Odessa. Nessa ocasião, através da Associação Leta da América do Sul e Caribe, foram enviadas pelo governo leto essa homenagem à todas as comunidades letas, assinadas pelo Ministro de Relações Exteriores da Letonia. Recebi a homenagem representando a comunidade leta luterana de Nova Odessa.
Estou enviando anexo das fotos tiradas no culto e da comemoração. Não me lembro exatamente das palavras do ministro, mas o significado geral era de parabenizar as comunidades letas por terem continuado valorizando a cultura leta, os valores, a língua e os costumes."
Momento da solenidade na Prefeitura de Nova Odessa, quando os representantes das comunidades letas da região recebem esta importante honraria.
Hilda Peruzzi trouxe a homenagem ao templo luterano de Nova Odessa, convidando a matriarca Ana Bruhn - descendente de letos, e Jean Tosetto - presidente da comunidade, para juntos do Pastor Alaor comunicarem o fato à todos os presentes no culto realizado em 01 de fevereiro de 2009.
Veja também:
Natal de 1998: Meninos Cantores da Letônia
Letos e brasileiros, batistas e luteranos
Visitas dos letos ao Brasil