Passado - Presente - Futuro

Aurora borealA aurora boreal no Alasca, símbolo de novos tempos.

Um novo ano. Um novo período que, certamente, também exigirá perseverança e os maiores esforços para conservar as forças. Nesta jornada O PASSADO É UM INCENTIVO a avançar.

Observa-se que a cada ano que passa, cresce o interesse pelas coisas antigas. Arqueólogos, com instrumentos cada vez mais sofisticados, procuram trazer à luz remotas civilizações, a sua cultura e a sua arte. Grandes leilões são organizados, nos quais obras antigas são adquiridas por somas enormes de dólares. O passado torna-se mestre para o presente.

As sendas antigas dos cristãos primitivos e as suas experiências com a Palavra, a oração e a meditação, nascidas em meio à penumbra das catacumbas ou geradas nos fétidos cárceres e transmitidas à posteridade pelo sangue dos mártires, nos impulsionam a prosseguir. Quando tudo parecia sombrio à sua frente, estes heróis da fé lutaram para defender e sustentar o ideal que se revelou valer a pena.


O PRESENTE É UM DESAFIO. O atribulado presente caracteriza-se pelo terrorismo, explosões de homens bombas, balas perdidas que vitimam infantes inocentes, chocante corrupção de cidadãos públicos revelada em rede nacional, conceitos de família distorcidos e uma moralidade devassa que beira a libertinagem.

Sufocados por um presente tão perverso, é edificante ouvir uma promessa tranqüilizadora: “Eis que estou convosco todos os dias.” Mt.28.20. Como seguidores de Cristo e peregrinos neste mundo, somos desafiados a ser exemplo ao próximo, e a ensinar a outros como viver fraternalmente e caminhar humildemente em comunhão com Deus.

O FUTURO É UMA INSPIRAÇÃO. A fabulosa perspectiva de uma cidade ideal, sem enfermidades nem dores, sem prantos nem luto, sem intrigas e sem preocupações de rotina, nos inspira a prosseguir. “Portanto, corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, JESUS.” Hb12.1.

- Pastor Alaor


Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº318