O colete salva-vidas

Em determinadas circunstâncias da vida, o cristão se sente como um náufrago em mar revolto. Então, debate-se e se esforça em meio as ondas, tentando manter sua cabeça fora da água. Tais ondas, são os desafios, os imprevistos, as atribulações e as dificuldades no cotidiano da vida. Não raras vezes, estas ondas arrebentam tão fortemente em nossos ombros, que quase nos levam para o profundo oceano do desespero. E quando pensamos que teremos algum descanso, um momento para relaxar um pouco, eis que surge outra onda querendo nos tragar.

Como poderemos nos manter na superfície?

Com o colete salva-vidas. Ele nos envolve pelo tronco e abraça nosso pescoço, deixando nosso corpo relativamente mais leve do que a água e nos mantendo, de certo modo, aquecidos. Nossos membros - pernas e braços - ficam livres para movimentar-se. Isto até nos dá uma sensação de sermos novamente donos do nosso destino. Entretanto, a verdade é que sem o colete continuaríamos completamente perdidos.

O colete é a nossa fé.

Aqueles que pensam que podem nadar por conta própria, até conseguem se mover um pouco, mas acabam sendo os primeiros a se afogar.

Estando no colete (na fé), sentindo-se salvo e forte, mesmo em meio a tempestade, procura-se daí não ficar debatendo-se sozinho; mas, ir ao bote salva-vidas, onde junto com outros náufragos, passa-se a aguardar pelo resgate definitivo. O bote salva-vidas pode ser entendido como a Igreja, que atua não só quando nos reunimos nela, mas também em nossas ações diárias, através da Palavra e Sacramentos que nela nos são administrados. E esta Palavra de Deus nos traz a boa noticia de que Jesus Cristo é o único Salvador. Não há outro Nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos. Quem nele confia está salvo!

E numa Igreja/Comunidade é preciso que todos remem para a mesma direção. Quem instrui e mostra o rumo ao bote salva-vidas são os pastores, que pregam a Palavra do Senhor, qual sinalizador lançado para iluminar a trilha da vida.

O capitão-mor é sempre Jesus Cristo!

E todos aqueles que não perecerem nas águas profundas, mas permanecerem fiéis ao Capitão-Mor, um dia deixarão esta vida tempestuosa para chegar finalmente em terra firme, onde o risco de se afogar não mais existirá; onde ninguém precisará mais usar o colete, pois já estará em plena comunhão com o seu Deus Criador, Redentor e Santificador, que nunca cansou de vigiá-lo e preservá-lo salvo.

- Texto e figura concebidos por Jean Tosetto.
- Agradecimentos ao Pastor Alaor pela revisão.

Veja também: