Natal de 1998: Meninos Cantores da Letônia





Temos o prazer em apresentar um singelo pedaço da história da Igreja Evangélica Luterana de Nova Odessa. Lá se vão mais de 12 anos de um Natal muito especial, cujo registro agora foi recuperado.

No dia 25 de dezembro de 1998 os Meninos Cantores da Letônia se apresentaram na comunidade de Nova Odessa sob a regência de Roman Vanags. O evento foi registrado em sistema VHS por Jean Tosetto, para exibições em vídeo-cassetes. Com o advento dos aparelhos de DVDs a fita ficou esquecida num armário. Somente em julho de 2011 o conteúdo foi convertido para o sistema digital, por Anibal H. Tosetto.

A edição final, para publicação na Internet, foi feita novamente por Jean Tosetto. Reparem que a data no canto inferior esquerdo do vídeo fica "dançando" na tela. Isso é resultado de um recurso do próprio You Tube (onde a apresentação foi publicada) para estabilizar a imagem como um todo, pois a gravação foi feita sem um tripé.

Leiam o que o Jornal Todo Dia, de Americana, publicou em 18 de dezembro de 1998 sobre os meninos de Riga, cidade da Letônia:

"O Coro de Meninos da Escola de Música Jazeps Mendis está no Brasil desde o início de agosto. O coral é formado por 40 meninos com idade entre 8 a 14 anos e na escola estão matriculados 350 alunos. Os meninos já se apresentaram em Nova Odessa, Rio Claro, Campinas e Curitiba. A temporada no Brasil será encerrada dia 10 de janeiro, na Igreja Batista de Nova Odessa. É a primeira vez que os Meninos da Letônia visitam a América do Sul. De acordo com o regente Romam Vanags, sempre existiu um interesse muito grande em conhecer o Brasil, além de divulgar a cultura leta no país. Na Escola de Música, o ensino de piano é obrigatório para todos alunos e há estudos individuais para a voz. O coro faz excursões duas vezes por ano pela Europa e uma vez aos Estados Unidos. No repertório do grupo, música popular da Letônia, músicas folclóricas de outros países e rock."

Veja também:

Luteranos de Nova Odessa recebem homenagem da Letônia

Letos e brasileiros, batistas e luteranos

Visitas dos letos ao Brasil