Cristo nos corações

O apóstolo Paulo segue um roteiro interessante na sua Epístola aos Efésios. Primeiramente, ele medita sobre a riqueza das bênçãos de Deus, em Cristo, o que o motiva naturalmente à oração. Depois, prossegue desenvolvendo o seu grande tema sobre o propósito de Deus em Cristo, ao falar da surpreendente graça divina, que traz nova vida aos pecadores penitentes, independentemente de raça, cor e posição social. A sua expressão destes grandes fatos, os quais possuem uma importância prática para a vida, leva-o naturalmente a orar de novo, dizendo: “Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor, para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade.”

Alguém disse que, a nossa vida é controlada por aqueles que moram dentro de nosso coração. Certa vez, uma revista em quadrinhos publicou ilustrações que apresentavam os diversos moradores de um coração incrédulo. As forças negativas estavam representadas por animais. O pavão representava o egoísmo; o porco, a glutonaria; a cobra, a falsidade; o tigre, o ódio; o sapo, o mexeriqueiro; e o bode, a provocação. Quem tiver tais moradores em seu coração, certamente só poderá produzir o mal e ficar afastado de Deus. E, na verdade, por nascimento, todos nós somos assim. É necessário Deus intervir e fazer um despejo radical, para que um novo habitante tome posse em nosso coração.

“Cristo viva no coração de vocês.”

E o apóstolo Paulo apresenta este novo morador: “Cristo viva no coração de vocês.” Cristo deve habitar em nossos corações, pela fé, e então, por meio de um firme fundamento de nossas vidas em amor, poderemos seguir em direção a um entendimento de Deus cada vez mais profundo. Quando Jesus vem habitar em nossos corações, ele expulsa todas as coisas ruins, purifica o nosso interior e toma conta de nossa vida. Portanto, a habitação de Cristo no coração significa não apenas poder, mas também pureza, sabedoria, humildade, paz, inspiração e amor.

Quem e o que está dirigindo a minha e a sua vida? - Que Deus Espírito Santo sempre habite em nosso coração, nos fortaleça na fé e nos dê entendimento da Sua Santa Palavra, garantindo-nos a vida verdadeira, aqui e na eternidade. Por Cristo Jesus. Amém.

- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº368