"Daniel do julgamento dos anciãos" (1575), pintura de Tintoretto (?-1594) pertencente à coleção da Rhode Island School of Design Museum. |
Certa vez um jovem foi acusado de um crime que não cometeu. Ele sabia que tudo estava armado para condená-lo. O próprio juiz simulou um julgamento justo, fazendo no final a seguinte proposta ao acusado:
“Vou escrever em um pedaço de papel a palavra “inocente” e em outro a palavra “culpado”. Você sorteia um dos papeis e aquele que pegar será o seu veredito."
Sem o jovem perceber, o juiz escreveu nos dois papeis a palavra “culpado”. Isto significava que não havia chance do acusado se livrar da forca. Os papeis foram colocados na mesa e o juiz mandou o jovem escolher um. O jovem pensou por uns segundos e, pressentindo a armadilha, pegou um dos papeis e rapidamente colocou na boca e engoliu. O juiz irritado, falou: “O que você fez? E agora, como vamos saber do seu veredito?” E o acusado respondeu:
“É só olhar o papel que sobrou e saberemos que acabei engolindo o seu contrário.”
Imediatamente o homem foi libertado.
- Moral da história: Por mais difícil que seja uma situação, não deixe de acreditar que para todo problema, há sempre uma saída!
O mundo está vivendo o assédio de um inimigo praticamente invisível e que já levou muitos países a prantearem seus mortos. A humanidade continua sofrendo não somente medo e insegurança perante tal pandemia, como também as terríveis consequências que já se manifestam nos mais diversos setores necessários para sua sobrevivência.
Ainda que a conjuntura presente continue deveras preocupante, não percamos a esperança de que isso vai passar e tudo voltará a se normalizar. Não nos deixemos abater pelo desespero e jamais permutamos nossa plena confiança em Deus pela dúvida ou incredulidade.
Crise global como esta do Covid-19 não foi a primeira e certamente não será a última. Mas, mesmo que esta ou outras profundas crises tentem colocar em discussão o nosso chamado e vocação de resgatados pelo Cristo Redivivo e, pela fé, adotados como filhos de Deus, jamais esqueçamos de que há sempre uma saída.
Um Deus que tanto nos amou a ponto de sacrificar o Seu próprio Filho, para beneficiar a humanidade inteira com a possibilidade do perdão e da vida verdadeira e bem aventurada, jamais se ocultará em meio a esta pandemia que no momento tanta dor e sofrimento tem causado. Lembremo-nos das instrutivas palavras do Salvador Jesus e confiemos na sua alvissareira promessa:
“No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem, eu venci o mundo”. Jo. 16.33.
“Não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.” Mt. 6.34.
Finalizo com o pequeno verso da escritora e missionária inglesa, Rosalind Goforth - “O Amanhã”:
- Calma! Sê forte hoje!
- Mas amanhã, Senhor?
Como será o amanhã?
Repousaremos da luta?
Teremos trégua da dor?
- “Por ti eu não vivi?
Por ti eu não morri?
Deixa comigo o amanhã!"
Pastor Alaor G. Santos
23.04.2020
Se puder, fique em casa. Se puder, continue doando.
Como vocês sabem, estamos impedidos de realizar cultos presenciais em Nova Odessa, devido à quarentena forçada pela Pandemia do Coronavírus.
Porém, necessitamos da manutenção das doações para manter as contas da nossa comunidade em dia, além de colaborar com outros projetos da IELB - Igreja Evangélica Luterana do Brasil - como o programa da Hora Luterana, que está organizando ações de assistência social.
Para aqueles que desejarem fazer contribuições neste sentido, informamos a conta corrente da comunidade a seguir:
Comunidade Evangélica Luterana de Nova Odessa
CNPJ 19.971.896/0001-84
Caixa Econômica Federal (104)
Código da Agência: 1937
Operação: 003
Conta Corrente: 00001740-1
Os cultos ministrados na Congregação Concórdia Moema são transmitidos ao vivo pela Internet, de modo que solicitamos que prestigiem o esforço de nossos pastores em manter a propagação do Evangelho. Anote os canais:
Facebook: https://www.facebook.com/congregacaoconcordia/
YouTube: https://www.youtube.com/concordiamoema/
As transmissões ocorrem todos os domingos, às 9 horas da manhã.
Fiquem com Deus!
Jean Tosetto
Presidente da Comunidade Evangélica Luterana de Nova Odessa