O Natal dos Evangelhos

"Deus amou o mundo tanto, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna." - João 3.16

No 1º. Domingo no Advento, os enfeites natalinos já saíram de suas caixas aqui em casa e assumiram o lugar dos adornos habituais. Estes sugestivos enfeites coloridos, além de modificarem o visual dos compartimentos da casa, dão singularidade à ornamentação no lar e sugerem aos seus admiradores uma reflexão instantânea sobre o presente período de tempo e a mensagem que o caracteriza.

O comércio adianta-se cada vez mais no apelo aos sentimentos interesseiros do Natal, ofuscando a sua realeza – a festa da família de Belém, que é a mais bela e significativa festa da família cristã de todos os tempos e épocas. Isso tem levado multidões a uma comemoração do nascimento de Jesus muito mais consumista do que religiosa.

Precisamos de uma grande ofensiva para reaver O NATAL DOS EVANGELHOS – o Natal do Cristo Emanuel. Precisamos do Natal do lar e não o da vitrine. O Natal da família e não o da loja. O Natal da igreja e não o do clube social.

Os cristãos têm a missão de fazer e viver esta diferença. Os cristãos têm o dever de se comportarem menos formais e secularizados e mais honestos, verdadeiros e agradecidos. Os cristãos têm a tarefa de resgatar a riqueza do cristianismo.

Que neste Natal, os cristãos – tanto no seu núcleo mais amplo de família (a Igreja) como em seu núcleo mais íntimo de família (o Lar), possam celebrar um Alegre Advento e um Feliz Natal. E que estes festejos sejam um eloqüente testemunho da seguinte mensagem, extraída de um velho cartão de Natal: “Natal é... Deus presenteando seu Filho Jesus Cristo – para que no meio das trevas deste mundo brilhem a fé, a esperança e o amor. FELIZ NATAL!

- Pastor Alaor

Publicado originalmente no boletim informativo da CELC/SP - nº328
Ilustração de Jean Tosetto elaborada especialmente para esta mensagem