Letos e brasileiros, batistas e luteranos

Em razão da bem sucedida visita de Vaira Vike-Freiberga, Presidenta da Letonia, ao Brasil - que contou com a colaboração mútua de luteranos e batistas descendentes de letos em Nova Odessa, na organização de uma recepção histórica - o Pastor da Primeira Igreja Batista de Nova Odessa, Raini Raymundo Peterlevitz, convocou uma reunião de agradecimento, no dia 28 de julho de 2007.

Nesta reunião estiveram presentes o Pastor Renaldo Hervin Zzeberg, da Segunda Igreja Batista de Nova Odessa, o próprio Pastor Raini, e Jean Tosetto, Presidente da Igreja Evangélica Luterana de Nova Odessa, representando o Pastor Alaor G. dos Santos, que tinha um compromisso prévio em São Paulo.

Membros laicos das três igrejas também puderam se manifestar, inclusive Alfredo Peterlevitz, da Primeira Igreja Batista - à direita, que relatou sua recente visita à Letônia e a grande repercussão nos meios de comunicação daquele país, sobre a viagem de sua Presidenta ao Brasil.

Voluntários das duas Igrejas Batistas de Nova Odessa formaram um belo conjunto de bandolins para executar duas peças musicais, mantendo a tradição herdada dos primeiros imigrantes letos no Brasil, que a este país trouxeram também o hábito de cantar em corais.

Cada representante das Igrejas puderam expressar uma mensagem para todos ali reunidos, inclusive o presidente da comunidade luterana, que leu a seguinte mensagem:

"
O nosso Senhor Jesus Cristo nos ensina que o Reino de Deus pode ser comparado a um grão de mostarda, que quando lançado na terra, germina e cresce até se tornar uma árvore frondosa onde até os pássaros se aninham.

Ficasse uma árvore restrita ao seu tronco central ela não teria copa e não faria sombra nos dias de sol escaldante, e abrigo em dias de chuva. Por isso ela se divide em ramos e galhos, que se separam entre si e seguem as vezes para direções opostas. Para os seres humanos estas separações também ocorrem e são vistas como dolorosas, mas necessárias.

Foi desta forma que os primeiros letos aportaram no Brasil, uma terra com nome de árvore que acolheu a vinda de diversos povos do mundo ao longo de sua história. Não é fácil partir, pois não se sabe ao certo o que esperar do futuro, e os letos tinham apenas uma certeza: de que eles confiariam o seu caminho ao Senhor, pois o mais Ele o faria.

Foi assim que em 1906 os letos chegaram na região de Nova Odessa, trazendo consigo a fé que seria fundamental na implantação das Igrejas Batistas e Luteranas em terras do interior de São Paulo. Também as Igrejas Batistas e Luteranas são ramos da mesma árvore, pois nelas correm a mesma seiva, que é a palavra de Deus na Bíblia.

Assim como os ramos e galhos de uma árvore podem se cruzar novamente e até mesmo se entrelaçar, os descendentes brasileiros daqueles letos corajosos receberam com orgulho a comitiva oficial do governo da Letônia, cem anos depois, num momento histórico que uniu também os ramos batistas e luteranos da Santa Igreja Cristã.

Neste momento, sabemos pertencer a um mesmo tronco. Antes de sermos letos ou brasileiros, somos filhos de Deus. Antes de sermos batistas ou luteranos, somos cristãos. E somente com Jesus Cristo seguiremos juntos e crescendo, para levar a boa nova aos ninhos mais distantes.

"

O Cônsul Geral da República da Letônia, João Grimberg, marcou sua valiosa presença reportando em linhas gerais os passos da presidenta da Letônia no Brasil, inclusive as audiências com as autoridades brasileiras, que incluíram o Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, o Governador do Estado, José Serra, e o Presidente Lula.

Na centenária Igreja Batista de Nova Odessa, estiveram reunidos os membros das duas Igrejas Batistas da cidade, assim como os luteranos, tanto da Igreja Evangélica de Nova Odessa, como da Igreja Luterana Leta de São Paulo.

Ao final do culto festivo, os participantes se dirigiram para o salão de recepções e saborearam o tradicional chá de marmelo, acompanhado de doces e salgados típicos da culinária dos descendentes de letos, encerrando uma data memorável.


Fotografias de Renata Alves de Paula
Texto de Jean Tosetto

Veja também:

Natal de 1998: Meninos Cantores da Letônia 
 
 
Ver fotografias anteriores

Quem é Jesus?

Quem o mundo diz que é Jesus?

Alguns afirmam que ele foi um homem muito sábio, líder de uma religião; outros afirmam que ele nem mesmo existiu, é só mais uma lenda para enganar as pessoas; ainda, há quem diga que ele é o salvador do mundo.

Agora vamos refazer a pergunta. Quem é Jesus para você?

Essas duas perguntas foram feitas pelo próprio Jesus aos discípulos em Lc. 9.18-20. “Quem o povo diz que eu sou? Eles responderam: – Alguns dizem que o senhor é João Batista; outros, que é Elias; e outros, que é um dos profetas antigos que ressuscitou. – E vocês? Quem vocês dizem que eu sou? – perguntou Jesus. Pedro respondeu: – O Messias que Deus enviou”. (NTLH)

Podemos ver que o povo da época de Jesus estava confuso sobre quem realmente era Jesus. Isto acontece pelo fato de Jesus não ser o Deus que eles esperavam. O povo esperava um Deus que resolveria todos os problemas políticos, que tiraria o povo da escravidão.

Semelhante a dúvida do povo da época de Jesus é a nossa dúvida. Jesus não é o Deus que nós esperávamos. Eu esperava um Deus que me desse respostas ágeis e momentâneas; o Deus que eu esperava deveria me dar provas incontestáveis contra todos os céticos, para que eu pudesse convencê-los racionalmente; sem dúvida eu esperava que Jesus não deixasse que tristeza alguma chegasse a minha família; eu esperava um Jesus que acabasse com toda a injustiça social e com todo o ódio; eu gostaria de ter um Deus que me obrigasse a crer nele e que não me desse a oportunidade de desafiá-lo; para finalizar, eu esperava um Deus que não permitisse que vidas de pessoas fossem ceifadas, como aconteceu no acidente com o avião da TAM no dia 17 de Julho de 2007, em São Paulo.

Jesus foi tentado pelo diabo a ser exatamente o Deus que nós esperávamos. Jesus foi levado ao deserto para ser tentado, o diabo prometeu dar a Jesus tudo aquilo que o povo esperava Dele: Honra, Poder e Glória. No término da sua vida terrena, Jesus ainda é tentado a ser o Deus que o mundo esperava. Ao pé da cruz homens gritavam a Jesus: “Se és realmente o Filho de Deus desce da cruz que nós todos acreditaremos em Ti”.

Jesus trocou autoridade, poder e glória, por uma palavra simples: “amor”. Jesus ao invés de te obrigar a crer, Ele te conquista a crer. Ao invés de rejeitar aqueles que o desprezavam, Ele deu a vida por eles.

Ainda bem que Jesus foi o Deus que Deus esperava e não o Deus que eu esperava. Se Ele fosse o Deus que eu esperava, eu mesmo seria condenado como injusto e pecador.

Quem é Jesus?

Para você, eu não sei. Mas, para mim, Ele é o Deus que deu a vida por mim que não merecia. Ele é o Deus que está comigo independente das situações da minha vida: na tristeza, na angústia, na dor e nas alegrias. Jesus é aquele que me ama da forma que eu sou, sem esperar nada de mim. Jesus é aquele que ao invés de simplesmente resolver todos os meus problemas, Ele está me amparando e cuidando em todos os problemas. Jesus é Deus, nos conquistando a crer nele todos os dias com uma única e simples palavra: “Amor”.

Ismael Isaque Verdin. 25 de Julho 2007.

Em 2007, Ismael Isaque Verdin é Pastor estagiário na CELC em São Paulo e realiza os cultos em Nova Odessa aos terceiros sábados de cada mês, sempre às seis horas da tarde.

Fotografias

Nas fotografias registramos os momentos marcantes de nossas vidas. Na Igreja Evangélica Luterana de Nova Odessa não é diferente. Reunimos aqui as nossas recordações e convidamos todos para colaborar, enviando imagens antigas e atuais.

Obrigado, Norma & Alaor - 04 de agosto de 2024

Mais um culto especial - 06 de dezembro de 2021

Um culto especial - 19 de dezembro de 2020

Agradecer, congregar & doar - 17 de novembro de 2019

Luteranos de Nova Odessa fazem doações para o Instituto Ingo Hoffmann - 16 de dezembro de 2018

Jantar luterano beneficente em Nova Odessa  - 21 de novembro de 2017

Confraternização de outubro - 27 de outubro de 2012

Almoço anual da comunidade luterana de Nova Odessa - 05 de junho de 2012

Melhorias em nossa casa - 01 de novembro de 2011

Caminho Seguro - 10 de novembro de 2010

Festa julina da comunidade luterana de Nova Odessa - 22 de julho de 2010

Almoço anual da comunidade luterana de Nova Odessa
- 25 de maio de 2010

Almoço anual da IELB em Nova Odessa - 18 de junho de 2009

Luteranos de Nova Odessa recebem homenagem da Letônia
- 07 de fevereiro de 2009

Natal 2008 - 30 de dezembro de 2008

O mutirão da limpeza em 2003 - 31 de agosto de 2008

Almoço anual da IELB em Nova Odessa
- 19 de maio de 2008

Aniversário de 70 anos da CELC-SP - 02 de novembro de 2007

Profissão de Fé - 03 de setembro de 2007

Letos e brasileiros, batistas e luteranos - 29 de julho de 2007

Visita dos letos ao Brasil - 05 de julho de 2007

Natal - 27 de dezembro de 2006

Palavra do Pastor

Este é o nosso índice de mensagens escritas pelos pastores da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, a respeito dos mais belos ensinamentos bíblicos e também sobre a vivência do cristianismo nos dias de hoje:

O bom pastor Jesus - 13 de maio de 2025

Sob as asas de Jesus - 18 de março de 2025

Somos mendigos, essa é a verdade - 04 de novembro de 2024

Prestem mais atenção na verdade - 08 de outubro de 2024

O melhor - 25 de agosto de 2020

Há sempre uma saída - 02 de maio de 2020

Até quando? - 18 de abril de 2020

Se tiver que ceder, que seja eu! - 02 de março de 2020

A benção para um novo ano - 03 de janeiro de 2020

Natal é vida - 06 de dezembro de 2019

Uma breve oração - 01 de novembro de 2019

A missão de Deus é para todos e por todos - 01 de outubro de 2019

A missão de Deus centraliza em Jesus - 07 de setembro de 2019

A missão inicia no coração de Deus - 01 de agosto de 2019

Ouvir com atenção - 01 de julho de 2019

O consolo eterno - 05 de maio de 2019

O menor e o maior que já existiu - 02 de abril de 2019

E se... - 01 de março de 2019

O que ficou para trás? - 17 de janeiro de 2019

A vida é passageira - 03 de dezembro de 2018

Lágrimas em sorrisos - 02 de novembro de 2018

Um clamor que somente Deus podia atender - 02 de outubro de 2018

O Rochedo de Gibraltar - 01 de setembro de 2018

Você tem tudo? - 02 de agosto de 2018

É hora de levantar - 03 de julho de 2018

Fidelidade e confiança em Deus - 01 de junho de 2018

O termômetro da fé - 02 de maio de 2018

Onde está Deus? - 02 de abril de 2018

A benção de Deus para agora, amanhã e sempre - 03 de março de 2018

Desanimados? Não, não, não! - 11 de janeiro de 2018

Um homem nas sombras - 01 de dezembro de 2017

O ódio - 01 de setembro de 2017

Dia do Amigo - 05 de julho de 2017

O sopro transformador - 01 de junho de 2017

O Senhor Deus dá o que é preciso - 02 de maio de 2017

Como seria? Como será? - 01 de abril de 2017

Um ano melhor - 02 de janeiro de 2017

Não havia lugar - 01 de dezembro de 2016

O poder da fraqueza - 02 de novembro de 2016

A nossa segurança é o Senhor - 01 de outubro de 2016

Uma religião e igreja barata - 01 de setembro de 2016

Legado aos filhos - 01 de agosto de 2016

Combustível - 02 de julho de 2016

A barba do Pastor - 01 de junho de 2016

Mães e pais - exemplos para os filhos - 01 de maio de 2016

Cristo consumou a sua missão - 01 de abril de 2016

Um homem marcado - 01 de março de 2016

A ponte e o carpinteiro - 02 de janeiro de 2016

O cântico da vida - 01 de dezembro de 2015

Ser feliz e fazer feliz - 02 de novembro de 2015

Servi-lo mais e melhor - 01 de outubro de 2015

Aprenda a fazer o que é bom - 02 de setembro de 2015

Uma casa onde Deus vive - 01 de agosto de 2015

Aos cuidados de Deus - 01 de julho de 2015

O amor de Deus é perfeito - 10 de junho de 2015

Coisas que aprendi com você - 01 de maio de 2015

Ele não está aqui - 01 de abril de 2015

Ver Deus - 01 de março de 2015

Feliz Ano Novo! - 03 de janeiro de 2015

Uma criança diferente?! - 03 de dezembro de 2014

Cicatrizes do sofrimento - 27 de novembro de 2014

Um grande servo - 01 de outubro de 2014

Cultive a felicidade - 03 de setembro de 2014

Cristo nos corações - 01 de agosto de 2014

Da infância à velhice - 01 de julho de 2014

Pentecostes - 02 de junho de 2014

Ele está vivo! - 05 de maio de 2014

A paixão de Deus - 01 de abril de 2014

Ao pé da cruz - 05 de março de 2014

Decisões - 03 de janeiro de 2014

Eis que está perto o Natal - 02 de dezembro de 2013

Onde está Deus no meu sofrimento? - 04 de novembro de 2013

Em quem acreditar - 01 de outubro de 2013

Tenha pena de mim - 05 de setembro de 2013

Se o Senhor Deus não... - 01 de agosto de 2013

Esperança e Desejo - 03 de julho de 2013

O poder de Deus na tempestade - 04 de junho de 2013

Qual é a sua opção? - 04 de maio de 2013

Um amor sem igual - 03 de abril de 2013

O coelho e ovo e a Páscoa - 02 de março de 2013

Entender... ?! - 12 de fevereiro de 2013

Uma questão de prioridades - 05 de janeiro de 2013

Fiquem vigiando - 03 de dezembro de 2012

Caminho seguro - 23 de novembro de 2012

Postos norteadores - 03 de setembro de 2012

A família deve servir a Deus - 02 de agosto de 2012

Carta viva - 02 de julho de 2012

Nossa identificação - 01 de junho de 2012

Pentecostes - 02 de maio de 2012

A festa da libertação - 02 de abril de 2012

O que você pensa de Jesus? - 01 de março de 2012

Um pé de bambu - 07 de janeiro de 2012

De quem é este Natal? - 01 de dezembro de 2011

Sem bagagem - 01 de novembro de 2011

Uma janela aberta - 01 de outubro de 2011

A nação precisa de nossa oração - 01 de setembro de 2011

Horticultores do lar - 01 de agosto de 2011

Nada e ninguém - 01 de julho de 2011

Eu sei, ó Senhor! - 01 de junho de 2011

Os dissabores da ausência - 02 de maio de 2011

Sob o poder do Ressuscitado - 02 de abril de 2011

Permanecer com o que é permanente - 03 de janeiro de 2011

O Natal dos Evangelhos - 01 de dezembro de 2010

Dia de Ação! - 01 de novembro de 2010

Convite à sabedoria - 02 de outubro de 2010

Independência... - 01 de setembro de 2010

As marcas de Jesus - 01 de agosto de 2010

Ame a tua Igreja - 01 de julho de 2010

Falta gente nesse time! - 01 de junho de 2010

A Ascensão do Senhor Jesus - 01 de maio de 2010

A Ressurreição é Evangelho - 01 de abril de 2010

Tempo da Quaresma - 06 de março de 2010

O canto como testemunho de nossa fé - 06 de fevereiro de 2010

Passado - Presente - Futuro - 02 de janeiro de 2010

Agradeçamos a Deus - 03 de dezembro de 2009

Confirmação - 03 de novembro de 2009

31 de Outubro - Dia da Reforma - 03 de outubro de 2009

A Resposta - 01 de setembro de 2009

O Dia dos Pais - 01 de agosto de 2009

Um livro perigoso! - 01 de julho de 2009

Nenhum outro plano - 08 de junho de 2009

Modelo de mãe - 02 de maio de 2009

Cristo já ressuscitou! - 04 de abril de 2009

Quaresma: tempo de tristeza e esperança - 05 de março de 2009

Ano novo - 02 de janeiro de 2009

Ainda há tempo de ouvir - 04 de dezembro de 2008

Alegria de viver - 01 de novembro de 2008

Estás ocupado? - 03 de outubro de 2008

O peso da alma - 01 de setembro de 2008

Boa herança - 30 de julho de 2008

Cuidado! Não te faças negligente! - 30 de junho de 2008

Tremores de terra - 30 de maio de 2008

Um futuro eterno - 02 de maio de 2008

Viver prudentemente - 14 de abril de 2008

Bendita Ressurreição! - 29 de fevereiro de 2008

Guia-me, Senhor! - 01 de janeiro de 2008

Saudação natalina - 21 de dezembro de 2007

Quisera, Senhor, neste Natal - 30 de novembro de 2007

Palavras de Martinho Lutero - 29 de outubro de 2007

O verdadeiro amor conjugal - 30 de agosto de 2007

Quem é Jesus? - 28 de julho de 2007

Luteranos lamentam a postura do Vaticano - 16 de julho de 2007

20 de julho - dia internacional do amigo - 01 de julho de 2007

Pilares da esperança - 07 de abril de 2007

Saudação natalina - 19 de dezembro de 2006

Luteranos lamentam a postura do Vaticano

Reproduzimos a seguir o comunicado extra-ordinário do Pastor Alaor, a respeito da recente divulgação de documento do Vaticano sobre a doutrina para a fé cristã, afirmando o caráter exclusivo da Igreja Católica no que tange aos ensinamentos de Jesus Cristo. A carta do nosso Pastor é complementada pela posição oficial da presidência da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Para ler o conteúdo basta clicar sobre os textos, para ampliar:



Jean Tosetto, editor deste site, também manifestou-se publicamente sobre a questão, através de um comentário no blog do jornalista Reinaldo Azevedo, que deu grande destaque para o ocorrido. O link para o assunto está aqui, e o comentário está reproduzido a seguir:

"É impressionante como a sociedade brasileira, incluindo alguns membros da imprensa, tratam os cristãos em duas frações: os católicos e os evangélicos.

Cabe salientar que dentro do grupo dos evangélicos estão os protestantes históricos e os adeptos das comunidades altamente relacionadas aos meios de comunicação, que pregam a prosperidade tanto quanto a salvação. Mas existe uma diferença fundamental de comportamento entre eles.

Como membro da Igreja Luterana, cristão acima de tudo, afirmo que nossa crença é baseada no lema "SOLA SCRIPTURA SOLA GRATIA SOLA FIDE". Traduzindo: Somente a Escritura, Somente a Graça, Somente a Fé. Para que SOLUS CHRISTUS (Somente Cristo) seja anunciado como fonte e destino da vida feliz com Deus e com o semelhante.

A Igreja Luterana surgiu num momento em que a Igreja Católica estava -entre aspas?- "vendendo" indulgências para a construção da Basílica de São Pedro em Roma. Isto explica em parte o termo "protestante". Martinho Lutero não queria criar uma nova Igreja, mas REFORMAR a Igreja Católica, pois ele entendia que valores históricos haviam se alterado com os séculos.

Uma vez expulso da Igreja Católica pelos homens que a dirigiam na época, Lutero encontrou apoio em nobres alemães que comungavam de seus propósitos.

Mas todas as igrejas neste mundo são compostas por homens, logo são passíveis de valores corruptíveis. Por isso não há como afirmar que existe a "Igreja Perfeita na Terra". A Igreja de Cristo é composta por cristãos, e eles não pensam só no mundo material, mas na existência vindoura: aí sim podemos falar numa única Igreja Cristã.

Antes de sermos católicos, luteranos, batistas, presbiterianos, carismáticos, anglicanos, devemos ser cristãos. Na hora da sombra e do aperto, o Papa não estará lá para estender a mão, mas Jesus Cristo sim."

Visita dos letos ao Brasil

Em 2007 a colônia leta comemora o centenário de sua chegada ao Brasil. É uma honra para nós da Igreja Evangélica Luterana de Nova Odessa podermos registrar este momento ímpar em nossa história.

A comitiva da presidência da Letônia reunida em Nova Odessa, discursando para os descendentes de letos, que foram fundamentais para a trazer a missão luterana para o município.

Vaira Vike-Freiberga - presidenta da Letônia, faz o plantio de muda de Pau-Brasil, em gesto simbólico para marcar sua passagem pelo país, em 10 de junho de 2007.

João Bruhn - presidente de honra da Igreja Luterana em Nova Odessa, e Ana Bruhn - matriarca da família que doou o terreno para a comunidade na Rua Aristeu Valente, conversam com a presidenta da Letônia.


20 de julho - dia internacional do amigo

Oração pelos amigos

Pai, eu lhe peço que abençoe meus amigos que estiverem lendo esta mensagem. Faça-lhes uma nova revelação de Seu amor e poder.

Espírito Santo, peço-lhe que ministre o espírito deles neste momento. Onde houver dor, conceda-lhes Sua paz e misericórdia. Onde houver dúvida, renove-lhes a confiança na Sua capacidade de operar através deles. Onde houver cansaço ou exaustão, peço-lhe que lhes dê compreensão, paciência e direção. Onde houver estagnação espiritual, peço-lhe que os renove revelando Sua proximidade e atraindo-os para maior intimidade com o Senhor. Onde ouver medo, revele Seu anor e incut-lhes Sua coragem. Onde houver o obstáculo de algum pecado, revele-o e quebre o poder que estiver exercendo sobre a vida deles.

Abençõe a suas finanças, concede-lhes uma maior visão, levante líderes e amigos para dar-lhes apoio e encoraje-os. Dê a cada um agudo discernimento para reconhecer as forças negativas que os rodeiam e lhes revele o poder que tem no Senhor para derrotá-las.

Peço-lhe que faças todas essas coisas em nome de Jesus. No amor cristão.

Feliz dia do amigo, meu amigo!

"Assim como os perfumes alegram a vida, a amizade sincera dá ânimo para viver." Pv. 27.9

Pastor Alaor

Publicado originalmente no Boletim Informativo da CELC/SP - nº 290